coca cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto




Coca-Cola












Turma: Técnico em Logística
Uniceub – Asa Norte


História da Coca-Cola

Tudo começou em maio de 1886, quando o farmacêutico John Pemberton produziu , pela primeira vez, numa panela de cobre, no quintal de sua casa, um concentrado para a fabricação daquele que viria a ser o mais conhecido refrigerante de todo o mundo.
O concentrado eraembalado em pequenos barris de madeira pintados de vermelho, o que tornou o vermelho a cor que identifica a Coca-Cola.


A Coca-Cola

* Coca-Cola , ocasionalmente referida como simplesmente Coca ( ou com seu apelido em inglês, Coke ) é um refrigerante de noz-de-cola vendido 136 países. Produzida pela The Cola-Cola Company, é a marca mais conhecida e vendida do mundo.

* Hoje em dia, sãovendidas cerda de 40 mil latinhas e garrafas de Coca-Cola por segundo nos Estados Unidos.
Em 1942 foi instalada a primeira fábrica de Coca-Cola em nosso país, na cidade do Rio de Janeiro.
O Brasil ocupa a 3 posição no ranking mundial de vendas dos produtos Coca-Cola , estando atrás apenas dos Estados Unidos e do México. No Brasil o Sistema Coca-Cola detém mais de 50% doa mercado total derefrigerantes.

Locais de produção, distribuição e comercialização no Brasil

* O sistema Coca-Cola Brasil é composto pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos empresariais independentes, chamados de Fabricantes autorizados, além da Leão Júnior e Del Valle, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e os distribuem aos pontos de venda.
* Os Fabricantes têm um contrato através do qual secomprometem a produzir , engarrafar e distribuir todos os produtos da Coca-Cola Brasil, observando um rigoroso padrão de qualidade mundial , que é a marca registrada da Empresa.

* As fábricas encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do País, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda , para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com um amplalinha de bebidas não alcoólicas que engloba águas, sucos , refrigerantes, chás, achocolatado, energéticos e isotônicos.

Matéria-prima

Para toda produção é necessário a matéria-prima para o fornecimento dos produtos. Com a Coca-Cola, as principais matérias-primas são:
aromatizantes naturais, água gaseificada, açúcar cafeína, extrato de Noz de Cola, corante caramelo IV, acidulante ÀcidoFosfórico.

Produção
* Considera-se o processo de formação como sendo em massa, onde o fornecimento é de vários produtos padronizados , fazendo com que não ocorram variações nos produtos . Eles trabalham 24 horas , 5 dias na semana.
* São produzidos mais de 1,500 milhões de refrigerantes ao dia.

Embalagens

A Coca-Cola é comercializada no Brasil em:

*Embalagens de vidro de 200ml,290ml , 350ml, 500ml, 600ml, 1 Litro e 1,25 Litro.
*Garrafas Pet de 400ml, 500ml, 600ml, 1 Litro, 1,25 Litro , 1,5 Litro , 1,75 Litro , 2 Litros , 2,25 Litros , 2,5 Litros e 3 Litros
*Latas de alumínio de 250ml, 350ml e 470ml .
* Copos " Post Mix" de 300ml, 500ml, e 700ml .







Linha de produção


Inspeção e controle de qualidade

O controle de qualidade é considerado comouma das etapas mais importantes que deve ser executada durante todas as fases do processo de produção. Testes são realizados com o intuito de garantir os altos padrões de qualidade para produção do alimento. Durante a execução dessa inspeção vários pontos devem ser verificados, como por exemplo, a lavagem das garrafas, as rolhas metálicas, o xarope composto, o tratamento da água, a dosagem doxarope, o volume do gás, o enchimento, a tranquilidade da mistura, bem como o sabor do produto.

Riscos
Na fábrica os riscos físicos encontrados são: o barulho e o calor.

* O barulho está relacionado com a presença constante dos funcionários com as maquinarias de produção , podendo-lhes provocar dores de cabeça , irritabilidade e fadiga , bem como outros comportamentos anormais.

* O calor...
tracking img