Coesao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COESÃO
A ligação, a relação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do texto chama-se coesão textual. Ela é manifestada por elementos formais, que assinalam o vínculoentre os componentes do texto.

O mau uso de uma simples conjunção pode romper a coerência de um texto. Vejamos: Se escrevermos a seguinte oração dentro de um texto, Carlos quer ir aocinema, porque não tem dinheiro. Rapidamente percebemos que o melhor neste caso seria trocar o porque por uma outra palavra, ou melhor, outro conectivo que traduza a contradição como:mas, no entanto, entretanto,... Dessa forma, a oração nos parecerá mais coerente. Carlos quer ir ao cinema, mas não tem dinheiro.

Quando repetimos muito as palavras num texto, também odeixamos, além de cansativo, feio. Carlos, o arquiteto, foi à feira. Na feira, encontrou seu amigo Pedro, que também é arquiteto. Carlos e Pedro conversaram sobre o trabalho e asemana. Carlos disse a Pedro que está muito cansado, pois a Companhia em que trabalha tem obrigado Carlos a dobrar constantemente. Veja se não fica bem melhor assim: Carlos foi à feira.Lá, encontrou seu amigo Pedro que, como ele, é arquiteto. Eles conversaram sobre o trabalho e a semana. Carlos desabafou com o amigo sobre o trabalho na Companhia que o tem obrigado adobrar constantemente. Reclamou muito também sobre a profissão que escolheram.

Mais simples e mais gostoso de ler. Existem vários mecanismos que usamos e devemos prestar mais atençãopara desenvolver melhor um texto e evitar repetições desnecessárias. Posso trocar um nome específico, como arquiteto, por um mais geral, como profissão. Posso usar pronomes ou mesmoomiti-los em algumas circunstâncias. No texto acima, por exemplo, poderíamos dizer, no terceiro período dele, apenas “Conversaram sobre o trabalho...”, sem mencionar o pronome eles.

tracking img