Preconceito contra deficientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Curso de Serviço Social
Disciplina: Oficina de Serviço Social
Professora: Bete

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

Alunos do 1° ano
Nome: JENIFER ARAUJO BARROSO
REGIANE RENATA DE SOUZA


Londrina, 17 de Abril de 2012

INTRODUÇÃO

Boa parte dos problemas sociais existentes em nosso país é causada pela má distribuição de renda e essa é uma realidade que nosacompanha há séculos, desde a época em que o Brasil era colonizado pelos portugueses.
O sistema capitalista de organização da sociedade empreendido no mundo passou a desenvolver características peculiares, dentre elas a má distribuição de renda, pois boa parte do capital nacional se encontra acumulado nas mãos de um pequeno grupo e o restante da população sofre para conseguir se sustentar eter acesso às suas necessidades básicas, como saúde, educação e lazer.
Em vista disto a transferência de renda assume relevância na sociedade brasileira, como estratégia de enfrentamento da pobreza, tendo como eixo central o repasse monetário às famílias, articulado à possibilidade de acesso e inserção a demais serviços sociais nas áreas de educação, saúde, trabalho na perspectiva da autonomização dasfamílias beneficiárias.
Algumas das estatísticas apontam que somente a partir do ultimo trimestre do ano de 2002 a distribuição de renda no Brasil começou a melhorar lentamente, e no ano de 2004 aconteceu o primeiro avanço significativo para a diminuição da desigualdade econômica no país.
O QUE É RENDA?
Renda, segundo a economia clássica, é a remuneração dos fatores deprodução: salários (remuneração do fator trabalho), aluguéis (remuneração do fator terra), juros e lucros(remuneração do capital).
Renda Nacional é a soma de todas as rendas recebidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados durante o ano, ou seja, o custo dos fatores, salários e ordenados, juros, aluguéis, lucros mais as transferências do Governo para o setor privado (subsídios e pensões).
Para obter aRenda Nacional é necessário fazer três ajustes no PIB:
Subtraímos do PIB a renda líquida obtida pelas empresas multinacionais estrangeiras e que é enviada ao exterior. Para obter este valor somamos ao PIB qualquer renda obtida no exterior por empresas ou residentes desse país e subtraímos qualquer renda obtida no próprio país por empresas ou residentes estrangeiros (PNB).
Subtrair adepreciação do PNB
Subtrair os impostos indiretos (que incidem sobre as vendas)

Renda Per Capita
Renda per capita  é o nome de um indicador que auxilia o conhecimento sobre o grau de desenvolvimento de um país e consiste na divisão do coeficiente da renda nacional (produto nacional bruto subtraído dos gastos de depreciação do capital e os impostos indiretos) pela sua população. Por vezes ocoeficiente denominado produto interno bruto é usado.
A renda per capita ou renda média para cada habitante de um país, estado ou região, calcula-se dividindo a Renda total acumulado pelo numero de habitantes do país.
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA – PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA E REDUÇÃO DA POBREZA E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS, NO BRASIL, PERÍODO DE 2004 A 2011.

Os programas de transferênciade renda agem de maneira efetiva no combate à pobreza e desigualdades sociais. Contudo, para o real enfrentamento desses fenômenos – com vistas à sua erradicação deve prevalecer a combinação entre crescimento econômico e distribuição de renda na qual se investiu nos últimos anos.
Segundo o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio1,
em 1990, 25,6% dos brasileiros tinhamrenda domiciliar per capita abaixo da linha de
pobreza e, até 2008, esse número recuou para apenas 4,8% da população. Nesse caso,o critério de mensuração de pobreza utilizado é da linha de pobreza internacional deUS$ PPC 1,25/dia. Se, por outro lado, a análise for realizada com base em frações do salário mínimo, considerando pobres aqueles indivíduos com renda domiciliar per capita em meio...
tracking img