Coeficiente eletoral

605 palavras 3 páginas
Você já ouviu falar nisso?
Coeficiente eleitoral é um cálculo aplicado ao número de votos válidos para definir quais os candidatos ocuparão os cargos do legislativo. Segundo este coeficiente, os votos pertencem ao partido, e não ao candidato.
Tentando explicar, vamos a um exemplo.
Imaginemos uma cidade com 100.000 eleitores para 10 vagas de vereador. Neste caso, são necessários 10.000 votos para eleger um vereador.
Agora suponhamos que existam três partidos disputando as eleições na cidade (por partido, entendamos também as coligações de partidos) o partido A, o B e o C. Finalmente, para completar o quadro do exemplo, somados os votos de todos os candidatos do PA, foram apurados 40.000 votos, para o PB 30.000 e para o PC 30.000. Sendo assim, o PA tem direito a 4 vagas na câmara, o PB 3 vagas e o PC 3 vagas, que serão dadas aos mais votados do partido.
Agora começa a mágica. No PA o mais votado teve 3.000 votos, e ocupara a primeira das 4 vagas que o partido conquistou, mas o quarto mais votado do PB, que teve 5.000 votos não será eleito, porque o partido só é "dono" de 3 vagas. Incrível não é? Esta lei possibilita que o mais votado fique de fora e o menos popular seja eleito, e os partidos políticos administram bem isto. Já dá para imaginar porque ninguém se esforça para divulgar esta aberração legal para a população.
Agora você entende como é que corruptos notórios estão sempre sendo reeleitos, se quase ninguém vota neles. É simples, eles têm a sua panelinha de sanguessugas que estão sempre pegando um carguinho aqui e acolá, e que votam sempre neles para poder garantir a mamata, isto garante que eles sejam os mais votados no partido. Então começam a recrutar alguns laranjinhas, dentre os quais nem sempre são gente ruim, mas na maioria desinformados, tais como líderes de comunidades, de favelas, professores, associações e outras pessoas populares, que por serem bem intencionadas, gozam de popularidade e credibilidade das pessoas ao seu redor. A maioria

Relacionados