Codigo de etica profissional de 1965

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Histórico

O Brasil passou por um regime militar que podemos comparar com o regime totalitário acontecido na Alemanha, esta época amarga aconteceu no período de 1964 a 1985 e caracterizou-se pela falta de democracia, suspensão dos direitos constitucionais, censura, concentração de renda, pensamentos capitalistas, perseguição política e repressão a todos que eramcontra o regime militar. Para melhor compreensão é necessário enfatizar este contexto histórico, pois foi neste período da Ditadura Militar que nasceu a necessidade do Movimento de reconceituação do Serviço Social.•.
Precisamente ao ano de 1964, quando o Presidente João Goulart apresentou um projeto de reformas econômicas e sociais que almejava garantir melhores condições de vida nasdiversas camadas populares e promover a emancipação econômica brasileira sendo que esta estratégia não tinha o objetivo de quebrar a hierarquia de classes, mas todo este processo de reforma aborreceu os conservadores capitalistas, pois os mesmos tinham medo que a nação vivenciasse um regime socialista e assim providenciaram a derrubada de João Goulart por meio de um golpe militar, daí então aseleições para cargos mais importantes, como presidente, foram suspensas, assim como muitas liberdades individuais e tendo início um longo período da ditadura militar que é considerado um dos acontecimentos mais marcantes da história recente do Brasil neste contexto muitas pessoas foram presas, torturadas e assassinadas, casas eram invadidas, entre muitas outras violações dos direitos humanos. Nesteperíodo o país foi governado por militares como os generais Castello Branco, Arthur da Costa e Silva, Emilio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo.
É imprescindível lembrar que neste mesmo período iniciou-se a articulação do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, exibindo fundamentalmente a longa insatisfação dos profissionais que seconscientizavam de suas limitações teóricos -instrumentais como político- ideológicas e instituiu-se uma perspectiva de mudança Social, devido à conscientização da exploração, opressão e dominação.
E foi em Porto Alegre, em 1965, o I Seminário Regional Latino- Americano de Serviço Social tido, por muitos analistas, como o marco inicial do movimento de reconceituação no continente.O Serviço Social já teve diversos Códigos de Ética (1947, 1965, 1975 e 1993) que expressam os diferentes momentos vivenciados pela profissão (cf. Barroco, 2001 e Forti, 2005). Em 1964 ocorreram profundas mudanças no âmbito do exercício profissional do serviço social, surgindo assim questionamentos sobre o conservadorismo. Esse processo de crítica foi abortado pelo golpe militar de 1964, coma neutralização dos protagonistas sócio-políticos comprometidos com a democratização da sociedade e do Estado (Bravo, 1996). Contudo, surge uma renovação do serviço social frente às questões postas pelo contexto histórico vivenciado, com estratégias de controle e repressão. O Código de Ética deve ser conhecido e respeitado por todo profissional em exercício, bem como pelos estudantes de ServiçoSocial. O Código de Ética atual afirma os princípios fundamentais da profissão e dispõe sobre direitos e deveres do profissional, bem como dos parâmetros éticos nas relações com usuários, outros profissionais, com a Justiça, com Empregadores, dentre outros.
CAPÍTULO I (DA PROFISSÂO)
Composto por 03 artigos; no tocante ao exercício profissional que atua vinculado aoCódigo pautado por normas epreceitos legais.
CAPITULO II (DOS DEVERES FUNDAMENTAIS)
Composto por 14 artigos no tocante ao que torna-se fundamental para o exercício profissional capaz de atuar em toda e qualquer sociedade.
Capítulo III (DO SEGREDO PROFISSIONAL)
No capitulo 3 onde falar do segredo profissional, o assistente social tem por obrigação guardar todos os segredos e fatos que tenha conhecimento de seus...
tracking img