Antropologia sociocultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropologia Sociocultural
Consideraçoes Iniciais
Antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. Este artigo tem por objetivo fazer um apanhado geral do contexto de seu surgimento, e também citar as caracteríscas que constituem o estudo antropológico.
1. Antropologia: das origens a constituiçãoda ciência
A antropologia surgiu no final do século XVIII, até então não se havia aplicado métodos científicos ao estudo do homem. A princípio foram estudadas as sociedades longínquas, ditas primitivas e localizadas fora do ambiente europeu, este fato foi muito influenciado pela colonização. A sua motivação inicial, o elemento deflagrador para que ela se tornasse uma ciência, decorreu do impactodo pensamento evolucionista e darwinista no século XIX.
Ao colocar-se em descrença a explicação bíblica exposta no Gênese, pela qual o homem nasceu de uma ação divina imediata, o Ato da Criação, abriu-se o caminho para que cientistas e demais pesquisadores saíssem a campo, pelo mundo todo, atrás do chamado elo perdido, isto é, do antropóide ou hominídio, o ser meio animal, meio humano, quehipoteticamente teria ligado, em algum tempo remotíssimo, o mundo natural ao mundo humano, a ponte sobre o riacho Rubicon que aproximara, num lugar incerto e obscuro do tempo, o símio do homem. Abandonavam desta maneira a crença na divindade do ser humano, implícita a qualquer pensamento religioso, para, aparelhados nas ciências físicas e exatas, mergulharam atrás das suas raízes naturais do homem,entendendo-o fruto da Natureza e não de Deus.
Simultaneamente a esta verdadeira caçada às formas pré-humanas, atrás dos vestígios últimos dos primatas, os interesses dos investigadores ampliaram-se para o estudo das sociedades ditas primitivas, acreditando que elas também mereciam serem submetidas ao crivo da racionalidade ocidental. Desta forma, a antropologia começou a alargar-se, procurandodeterminar qual era a organização social das tribos e qual era o sistema de parentesco delas, como realizavam suas cerimônias de iniciação e de matrimônio, como procediam nos seus ritos religiosos e nos de sepultamento, e de que maneira viam os céus e temiam os demônios.
2. A natureza e a evolução biológica
É sabido hoje que todos os seres vivos do planeta evoluem para se adaptarem as mudançasde ambiente, sendo isso fundamental para a sobrevivência de uma espécie. A partir do século XIX, surgiram algumas tentativas de explicação para esse fenômeno. Os dois principais teoristas da evolução biológica foram o francês Jean Baptiste Lammarck e o britânico Charles Darwin, sendo este último aquele que revolucionou a biologia.
Darwin defende em sua teoria da Seleção Natural, que o ambienteseleciona o organismo que dispõe de mais recursos para enfrentar os problemas oferecidos pelo meio. Por exemplo, um rato cinzento teria mais chances de sobreviver à uma mata, do que um rato albino, que seria presa fácil aos seus predadores naturais, devido a sua dificuldade de se camuflar nesse ambiente.
Embora revolucionário, o trabalho de Darwin também recebeu muitas críticas. A principal erasobre a origem da variabilidade existente entre os organismos de uma mesma espécie. Darwin não entendia por que os seres vivos apresentavam diferenças individuais. No século XX, o darwinismo foi complementado com a genética, que respondia o problema da variabilidade. Dessa maneira ficou fácil entender que mutações e recombinação gênica são as duas importantes fontes de variabilidade entre asespécies.
Sabemos que a teoria de Darwin desvendou muitos mistérios da existência humana no planeta terra. Graças a Darwin, descobrimos que nós, humanos, viemos dos mesmos ancestrais dos macacos, e evoluímos até hoje, desenvolvendo uma racionalidade e uma consciência. Tanto evoluímos que hoje somos os únicos animais racionais do planeta Terra e possuímos uma forte subjetividade. Embora ainda haja...
tracking img