Codigo de barras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CURSO DE LOGÍSTICA
1º PERÍODO/NOITE

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE POR MEIO DO CÓDIGO DE BARRAS

Trabalho Interdisciplinar apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Projeto Aplicado do 1º período do Curso de Logística.

Belo Horizonte, MG
2º Semestre de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CURSO DE LOGÍSTICA
1º PERÍODO/NOITE

TrabalhoInterdisciplinar apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Projeto Aplicado do 1º período do Curso de Logística.
Professora: Maria Aparecida Araújo e Silva
Coorientadores: Adriana Fonseca Araújo
Erika Nahass de Moura
José Ferreira Neto
Leonardo Locarno
Raquel Maria Gherard dos Santos
Belo Horizonte, MG
2º Semestre de 2012
RESUMO
A partir da primeira metade do século XX, emdetrimento de variados fatores que vão desde o crescente aumento populacional até a revolução industrial, setores econômicos consolidados como o de atacado e varejo e também distribuidoras e transportadoras começaram a perceber que um controle desordenado de seus produtos e serviços era algo prejudicial, que lhes trazia perdas matérias e temporais e em decorrer disso amargavam prejuízosdesnecessários. O código de barras surgiu inicialmente como uma alternativa a isso e hoje é o principal meio utilizado por esses setores para obter um controle de produção, venda e estoque. Objetivamos este trabalho no enfoque de como o sistema de código de barras auxilia e o quanto é de sua a participação para esses setores econômicos no gerenciamento da logística dos produtos e serviços oferecidos.Palavras – chave: código de barras – gerenciamento de estoque – supermercado.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5
2. CONCLUSÃO 7
3. REFERÊNCIAS 9



1. INTRODUÇÃO
O crescimento populacional ocasionou maior demanda do mercado varejista, que, por sua vez, exigiu serviços mais ágeis e práticos que melhorassem o atendimento ao cliente, como o armazenamento e controle de produtos internos, em menortempo hábil e com diminuição do índice de perdas em seus estoques.
Em ramos como os atacadistas, varejistas, distribuidores e transportadores sistemas gerenciais eram obsoletos, onde verificações de estoque, controle de compra e venda, balanços patrimoniais, entre outros eram realizados manualmente e se faziam demoradas e com um custo elevado, observou-se um aumento na formação de filas econsequentemente uma demora no atendimento, desorganização e falta de controle técnico, confiável e seguro no gerenciamento de estoque. Por isso, criou-se a necessidade de se implantar um sistema capaz de agilizar tais processos gerenciais, que com o decorrer dos anos foi adquirindo confiabilidade e segurança sendo então admitido em vários segmentos desses mercados.
Segundo Páscoa (2007), em meados dasegunda metade do século XX, empresários do ramo atacadista e varejista já sentiam necessidades de um melhor controle logístico de seus produtos e serviços, assim no Instituto de Tecnologia Drexel, na Filadélfia, deu-se início aos esforços relativos ao desenvolvimento de algo capaz de ao mínimo minimizar seus problemas gerenciais e logísticos. Após alguns anos de pesquisas, tendo nesse tempo algumasideias abandonadas como, por exemplo, o uso de lasers, surgiu o primeiro esboço do resultado do que este trabalho está focado principalmente, o sistema de código de barras e suas aplicações práticas em um estoque.
A implantação do código de barras foi uma das soluções encontradas para solucionar algumas das questões já abordadas anteriormente, como o inicio da formação de filas, perdasacentuadas, etc.
O sistema de códigos de barras criado no século XX foi inicialmente usado para agilizar os processos gerenciais e logísticos, que segundo a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil é “utilizado para representar uma numeração atribuída a produtos, unidades logísticas, localizações, cargas e serviços, facilitando a captura de dados através de leitores eletrônicos (scanners), que...
tracking img