Coca-cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO GOTARDO







Cíntia Barbosa
Cíntia Camila de Melo Cardozo
Fabiana Gomes de Paula
Justiniano Paulino Prates Neto
Myria Magda Camargos








A DIFERENCIAÇÃO DA COCA - COLA










São Gotardo
2012
Cíntia Barbosa
Cíntia Camila de Melo Cardozo
Fabiana Gomes de Paula
Justiniano Paulino Prates Neto
Myria Magda CamargosA DIFERENCIAÇÃO DA COCA - COLA





Trabalho Acadêmico apresentado à Faculdade de Ciências Gerenciais de São Gotardo no curso de Administração, para obtenção de créditos na disciplina de Administração Mercadológica II.
Professora: Páglia Silva e Lopes.






São Gotardo2012




1.0 INTRODUÇÃO
A criação de uma nova bebida nos Estados Unidos em 1886, descrita como tônico para o cérebro revolucionou o planeta e ganhou o mercado com o seu sabor único. Hoje a bebida ainda permanece dominando o setor de refrigerantes mundiais, mesmo após 126 anos.
Lançar um produto no mercado parece ser simples, mas permanecer comuma credibilidade de 126 anos é espetacular, o criador do feito Jonh Styth Pemberton jamais imaginou que seu invento fosse capaz de tanto. A bebida batizada como Coca – Cola conquistou a sua maturidade e será abordada como estudo de caso para este trabalho.
A diferenciação de um produto é o ponto alvo para uma carreira de sucesso, e no caso Coca - Cola o tópico certamente é o segredo para dominar omercado, as estratégias usadas ganharam o coração e o paladar do público, que vai desde crianças até idosos.
Para uma melhor compreensão do sucesso da Coca – Cola, seguem abaixo alguns itens que fizeram e fazem toda a diferença da marca.










2.0 CONTEXTO HISTÓRICO
Em oito de maio de 1886, John Styth Pemberton farmacêutico da cidade de Atlanta, criou uma bebida, que chamou de“tônico para o cérebro”, que se tornaria após alguns anos um grande símbolo americano. A criação de Pemberton foi motivada pela simples curiosidade, o farmacêutico que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar um medicamento para amenizar dores de cabeça no porão de sua casa criou uma mistura líquida de cor caramelo que incluía extrato de noz de cola, um estimulante com alto teor decafeína, e também extrato de folhas de coca.
Imagem de John Styth Pemberton.
John levou sua criação para uma farmácia chamada de Jacob’s Pharmacy, onde o xarope de cor castanha foi misturado à água carbonatada (gasosa), e oferecido aos clientes, que consideraram a bebida refrescante e muito especial.
A farmácia colocou o copo da bebida à venda por US$ 0,05 e Frank Mason Robinson, contador de John,batizou a mesma de Coca - Cola, escrevendo o nome com sua própria caligrafia. Desde então o nome é escrito da mesma maneira.
As vendas nós primeiros anos eram de nove copos (237 ml) por dia, número já grande para a época, mas John não mostrava muito talento para os negócios, sua arte era mesmo inventar fórmulas, tal que, em 1891 ele efetuou a venda da fórmula para Asa Griggs Candler, poraproximadamente US$ 2.300.
Asa Candler, um vendedor nato, transformou a bebida, de uma simples invenção em um grande negócio. Descobrindo formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida, distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abasteceu os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca Coca - Cola. A promoção agressiva funcionou: a marca estavaem todos os lugares.
Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do estado do Mississipi, colocou a bebida em uma garrafa e a ofereceu à Asa Candler, que não ficou muito entusiasmado com a novidade, não imagina ele que o segredo do sucesso da Coca – Cola, estaria em garrafas portáteis que os consumidores pudessem levar para qualquer lugar.
Cinco anos depois em 1899, Asa Candler vendia os...
tracking img