Cordilheira dos andes teria nascido de forma abrupta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Cordilheira dos Andes, que vai do sul do Chile até a Venezuela, nasceu de forma abrupta entre dez e seis milhões de anos atrás, revela um estudo divulgado hoje pela revistaScience".
A afirmação, feita por geólogos da Universidade de Rochester, em Nova York, vai de encontro à teoria que diz que a Cordilheira dos Andes nasceu de forma progressivae ao longo de milhões de anos.
Na teoria mais antiga, os cientistas acreditavam que a cordilheira dos Andes havia nascido há 40 milhões de anos. No entanto, segundo CarmalaGarzione, professora auxiliar de geologia em Rochester, agora será necessário modificar a teoria e incluir nela um processo que diz que em vez de sofrer erosão lentamente, a raizde uma montanha se desprende e cai no candente manto do interior do planeta.
Segundo a teoria, livre desse peso, a montanha se ergue, e no caso dos Andes, esse levantamentofoi de cerca de quatro mil metros em menos de quatro milhões de anos.
As novas técnicas aplicadas pelos cientistas consiste principalmente em determinar a alteração dacomposição química de uma cadeia montanhosa devido às precipitações pluviais e de neve.
Mediante a análise das conchas sedimentarias dos Andes, o grupo cientista pôde determinar quandoe a que altura esses sedimentos foram depositados.
Esse registro das mudanças de altitude mostra que os Andes se elevaram de maneira progressiva durante dezenas de milhões deanos e depois, repentinamente, o maciço montanhoso sofreu um brusco salto geológico entre seis e dez milhões de anos atrás.
A teoria do nascimento abrupto dos Andes, a segundacadeia montanhosa do mundo depois do Himalaya, é confirmada por Gregory Hoke em um relatório que será publicado este mês na revista Earth and Planetary Science Letters.
tracking img