Coca cola versus sonho de valsa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Coca-Cola x Sonho de valsa

João Baptista Vilhena
O que é mais fácil: vender Coca-Cola ou bombom Sonho de Valsa? Eis aí uma pergunta difícil de responder, pois ambas são marcas líderes de mercado. Eo que é mais difícil: vender Fanta Uva ou chocolate Crunch? Essa resposta é fácil, pois vender qualquer um dos dois “é osso puro”.

É claro que qualquer vendedor sempre preferirá oferecer marcaslíderes para seus clientes. São mais fáceis de vender, exigindo menor pressão e tornando a venda menos desgastante. Por outro lado as empresas têm todo o interesse em vender suas demais marcas, quenormalmente oferecem maiores margens de contribuição, pois demandam menos investimentos de marketing. Face a esses interesses contraditórios fica a pergunta: Como fazer para que o vendedor se empenhe na mesmaintensidade para vender tanto a marca líder quanto as demais?

Uma resposta é pagar de forma diferenciada pela venda de uma e de outra. Podemos, por exemplo, estabelecer percentuais diferentes decomissionamento para cada uma. Também podemos gerar incentivos extras para aumentar a venda das marcas menos desejadas. Oferecer a famosa “dúzia de quinze” (o cliente recebe 15 unidades do produto, maspaga apenas por 12), garantir a recompra do que não for vendido, ajudar a gerenciar os estoques evitando perdas por vencimento do prazo de validade e vendas consignadas de determinados itens menosprocurados são apenas alguns exemplos sobre como estimular o cliente a comprar mais de um determinado produto.

Mas e se o problema não for a existência de diversas versões de uma mesma categoria deprodutos, mas sim a existência de categorias diversas de produtos com preços e posicionamento diferentes? Imaginem um distribuidor de bebidas alcoólicas que comercializa desde o mais fino champagne francêsaté a boa e velha aguardente de cana. Será que ele pode utilizar a mesma equipe para vender os dois produtos? Será que o varejo que comercializa champagne sofisticado compra segundo a mesma lógica...
tracking img