Cobertas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COBERTAS

Projeto Arquitetônico

P4 – Edificações

Teresa Ethel
Amanda Lanis
Itamara Carvalho
Rafael Lobo
Ana Paula Mendes
Emanuela Costa
Isadora Machado

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DEFINIÇÃO

TIPOS DE COBERTURAS

COBERTURAS PLANAS

ELEMENTOS DO PROJETO ARQUITETÔNICO

TIPOS DE TELHADOS

COBRIMENTO OU TELHAMENTO USUAIS

ESTRUTURAS DE APOIO TIPO TESOURA

NORMAS TÉCNICASPEÇAS COMPLEMEMTARES

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

Introdução

Nesse trabalho iremos abordar algumas características das cobertas, esse elemento construtivo indispensável na construção de uma edificação. As cobertas têm a função de proteção contra o meio exterior e agressões da natureza como chuva, sol, vento e até mesmo a questão da segurança contra invasões.
Veremos também que cadaedificação exige um tipo de coberta diferente de acordo com sua situação climática, com sua vegetação e localização e que a mesma tem ligação com a cultura do lugar. Também serão vistos os materiais mais indicados para cada caso, a inclinação, a distribuição das telhas, os elementos que as compõem, as normas técnicas que envolvem seu feitio entre outras informações sobre o tema.

1 . Definição:Segundo a Morfologia das Estruturas (do Grego: Morfo = Forma, e Lógia = Estudo), as coberturas são estruturas que se definem pela forma, observando as características de função e estilo arquitetônico das edificações. As coberturas têm como função principal a proteção das edificações, contra a ação das intempéries, atendendo às funções utilitárias, estéticas e econômicas. Em síntese, as coberturasdevem preencher as seguintes condições:

a) Funções utilitárias: impermeabilidade, leveza, isolamento térmico e acústico;
b) Funções estéticas: forma e aspecto harmônico com a linha arquitetônica, dimensão dos elementos, textura e coloração;
c) Funções econômicas: custo da solução adotada, durabilidade e fácil conservação dos elementos.

Para a especificação técnica de umacobertura ideal, o profissional deve observar os fatores do clima (calor, frio, vento, chuva, granizo, neve etc.), que determinam os detalhes das coberturas, conforme as necessidades de cada situação.
Entre os detalhes a serem definidos em uma cobertura, deverá ser sempre especificado, o sistema de drenagem das águas pluviais, por meio de elementos de proteção, captação e escoamento, tais como:a) Detalhes inerentes ao projeto arquitetônico: rufos, contra-rufos, calhas, coletores e canaletas;
b) Detalhes inerentes ao projeto hidráulico: tubos de queda, caixas de derivação e redes pluviais.

2. Tipos de cobertas

De acordo com os sistemas construtivos das coberturas, ou seja, quanto às características estruturais determinadas, pela aplicação de uma técnica construtiva e/oumateriais utilizados, podemos classificar as coberturas em:

2.1 – Naturais
a) Coberturas minerais: são materiais de origem mineral, tais como pedras em lousas (placas), muito utilizadas na antigüidade (castelos medievais) e mais recentemente apenas com finalidade estética em superfícies cobertas com acentuada declividade (50% < d >100 %). Atualmente, vem sendo substituída pormateriais similares mais leves e com mesmo efeito arquitetônico (placas de cimento amianto);

b) Coberturas vegetais rústicas (sapé): de uso restrito a construções provisórias ou com finalidade decorativa, são caracterizadas pelo uso de folhas de árvores, depositadas e amarradas sobre estruturas de madeiras rústicas ou beneficiadas.

c) Coberturas vegetais beneficiadas: podem serexecutadas com pequenas tábuas (telhado de tabuinha) ou por tábuas corridas superpostas ou ainda, em chapas de papelão betumado;

d) Coberturas com membranas: caracterizadas pelo uso de membranas plásticas (lonas), assentadas sobre estruturas metálicas ou de madeiras ou atirantadas com cabos de aço - tensoestruturas, ou ainda, por sistemas infláveis com a utilização de motores insufladores;...
tracking img