Robotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
ENGENHARIA MECATRÔNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

GILBERTO GONÇALVES LIMA JUNIOR - RA 222722010












aulas atividades





















Guarulhos
2012


gilberto gonçalveslima junior















aulas atividades














Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina Sistemas Pneumáticos.


Prof. Amaury Junior










Guarulhos

2012

[pic]

SISTEMAS PNEUMÁTICOS

Aula Atividade nº 3
OBJETIVOCompreender os princípios físicos do ar.

QUESTÕES
1. Apesar de insípido, inodoro e incolor, percebemos o ar através dos ventos, aviões e pássaros que nele flutuam e se movimentam; sentimos também o seu impacto sobre o nosso corpo. Concluímos, facilmente, que o ar tem existência real e concreta, ocupando lugar no espaço. Descreva o que significa os seguintes princípios do ar:comprenssibilidade, elasticidade, difusibilidade e expansibilidade.

Compressibilidade - Quando o ar está no êmbolo em condições normais as moléculas ficam afastadas uma das outras. Movimentamos a haste comprimimos o ar, as moléculas ficam mais próximas umas das outras, ou seja, o espaço entre elas diminui e a quantidade de ar ocupa um volume menor.
[pic]




Difusibilidade - É quando o ar émisturado homogeneamente com qualquer meio gasoso que não esteja saturado.
[pic]


Elasticidade do Ar - Propriedade que possibilita ao ar voltar ao seu volume inicial uma vez que foi alterado em função de uma força aplicada sofrendo assim uma redução de seu volume.
[pic]
Expansibilidade do Ar - É a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o lugardisponível. O ar se expande, e ocupara todos os espaços que estiver no “vácuo” do sistema.
[pic]






Aula atividade nº 4
OBJETIVO
Compreender como deve ser o processo de fabricação e distribuição de uma rede de ar comprimido.

QUESTÕES
1) Porque na saída de um compressor normalmente é instalado um
resfriador?

R: Remove o calor gerado no compressor entre osestágios de compressão e visa manter a linha menos umida protegendo até mesmo lubrificantes. Com a compressão do ar é criado vapor e este deve ser retirado do sistema pneumático, é instalado um resfriador para baixar a temperatura e evitar que o ar muito quente danifique os componentes alimentados com este ar comprimido.




2) Quais os prejuízos que a umidade pode causar em uma rede dedistribuição de ar comprimido?

R: Pode causar corrosão na rede, danos as juntas e uniões e pode causar fugas e sem falar em danos na linha toda pneumática como; cilindros e válvulas e prejuízos na linha de produção. A umidade causa a corrosão do sistema de armazenamento e distribuição do ar comprimido, danificando equipamentos de produção e o produto final, também reduz a eficiência da produção eaumenta os custos de manutenção.




3) As tubulaç/oes utilizadas na distribuição do ar comprimido devem ser instaladas lideiramente inclinadas, por quê?

R: Porque Sempre que possível as tubulações devem ser inclinadas no sentido do fluxo, em pelo menos 5% para facilitar a drenagem e diminuir a perda de carga e para captar água condensada no sistema pneumático.



Aulaatividade nº 5
OBJETIVO
Conhecer os tipos de atuadores pneumáticos

QUESTÕES
1) Num circuito qualquer, o conversor é ligado mecanicamente á carga, assim ao ser influenciado pelo ar comprimido, sua energia é convertida em força ou torque, que é transferido para a carga. Este conversor pode ser chamado de atuador e pode ser de 03 tipos linear, rotativo e oscilante. Descreva o princípio de...
tracking img