Postulados de einstein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Postulados de Einstein

Em 1905, com apenas 26 anos de idade, Albert Einstein publicou, no Anuário Física Alemão, vários trabalhos, entre os quais a Teoria da Relatividade Especial ou Restrita, quepermitiu explicar vários fatos que ainda não haviam sido esclarecidos. Em 1926, publicou a Teoria Geral da Relatividade, que trata de referenciais inerciais. 

A teoria da Relatividade Especial,proposta por Einstein, baseia-se em dois postulados. 

1º Postulado ou Princípio da Relatividade 

As leis da Física são as mesmas em todos os sistemas referenciais inerciais. 
Ou seja, não existenenhum sistema de referência inercial preferencial. 

2º Postulado ou Princípio da Constância da Velocidade da Luz. 

A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c para todos os sistemasreferenciais inerciais. 

O 2º postulado quer dizer que a velocidade da luz no vácuo (c = 300.000 km/s) não depende da velocidade da fonte emissora de luz nem do movimento do observador. Ela não dependedo sistema de referência inercial adotado. Como consequência, os conceitos de espaço e tempo são relativos, isto é, se a velocidade c é constante para todos os observadores, então o espaço e o tempo,cujo quociente fornece o valor de c, podem assumir diferentes valores, dependendo do observador. 

A teoria da Relatividade Geral rege-se pelo postulado: 

Existe uma completa equivalência físicaentre um campo gravitacional e a correspondente aceleração de um sistema de referência. Esta hipótese estende o princípio da relatividade especial para sistemas de referência uniformemente acelerados. De acordo com esse princípio, uma pessoa fechada em uma espaçonave acelerada verticalmente para cima, com a mesma aceleração que a da gravidade da Terra (≈ 9,8 m/s2), não poderia afirmar se aforça que o prende ao chão da sala tem origem no campo gravitacional da Terra ou se essa força é devida a aceleração da própria sala através do espaço. 
Por Kléber Cavalcante
Graduado em Física...
tracking img