Coaching: vantagens e desvantagens no desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da Revista
Vol. , Nº. 0, Ano 2010


autor
Mônica Tatiana Rodrigues Dias
monicatathiana@yahoo.com.br

Coautor 1
Gláucia Telles Sales
glauciatelles@uol.com.br

























COACHING: VANTAGENS E DESVANTAGENS NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL


ResuMO

Partindo do conceito de Coaching, este artigo propôs-se a discorrer a respeito dasvantagens e desvantagens desta ferramenta no desenvolvimento e aprimoramento pessoal e profissional. Seguiu-se a proposta de levantamento bibliográfico sobre o tema a fim de se obter fundamentação conceitual. A abrangência do papel do Coaching na empresa moderna não se restringe apenas em oferecer condições para que o profissional melhor se capacite ou se desenvolva, mas, também, como força capazde intervir na organização e no processo produtivo. O desenvolvimento dos funcionários de uma empresa é investimento e o Coaching pode ser a ferramenta básica na busca por resultados produtivos em função do espaço que ele abre ao questionando crenças e padrões de comportamento de forma a maximizar os recursos individuais. A organização estará corrigindo o problema da sua clientela interna efavorecendo, a sua clientela externa. Nesta medida, todos serão beneficiados.
Palavras-Chave: Coaching, Desenvolvimento, Vantagens e Desvantagens.

abstract

Based on the concept of coaching, this article aimed to discuss about the advantages and disadvantages of this tool in the development and improvement personal and professional. We followed the proposal of literature on the subject inorder to obtain conceptual basis. The scope of the role of coaching in the modern enterprise is not restricted in providing conditions for the professional to better empower or develop, but also as a force capable of intervening in the organization and production process. The development of employees of a company is investment and Coaching can be the basic tool in the search for productive results asa function of the space it opens to question of beliefs and behavior standard to maximize the individual resources. The organization will be correcting the problem of its internal customers and encouraging, with it, their external customers. This way, everyone will be benefited.
Keywords: Coaching, Development, Advantages and Disadvantages.

1. Introdução

Para que uma empresa semantenha competitiva, não pode negligenciar nenhum aspecto das políticas desenvolvidas para o seu contingente humano, que requer constante aprimoramento na busca por melhores práticas de trabalho e estratégias de Gestão de Pessoas. O Coaching pode ser uma das ferramentas importantes para o desenvolvimento profissional, uma alternativa para quem busca o aprimoramento de suas habilidades individuais,aumento de desempenho ou transformação pessoal.
O Coaching reforça o alinhamento das pessoas em relação à missão, a valores, aos processos de mudança, estratégias e objetivos da organização. Dentro de uma nova premissa de gestão, auxilia as pessoas a pensarem, reverem e aprofundarem questões que são significativas e que impactam no desenvolvimento ou na obtenção dos resultados desejadospela organização. É um processo que ajuda no desenvolvimento das competências necessárias para que se criem novos modelos de comportamento de alto desempenho.
O Coaching facilita a aprendizagem maximizando potenciais, levando as pessoas a alcançarem os resultados por elas almejados. “O processo de Coaching estimula a capacidade das pessoas de reinventarem e encontrarem alternativasválidas, apesar das restrições do contexto em que atuam”. (KRAUSZ, 2007 p. 22).
O ser humano é um recurso vivo com enorme aptidão para o crescimento. Desde o seu nascimento, até a sua morte, vive em constante interação com seu meio ambiente, recebendo e exercendo influências em suas relações. É o único ser capaz de auto-direção e desenvolvimento. Assim, são as pessoas que fazem as coisas...
tracking img