Coaching - jornada da alma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JORNADA DA ALMA
O filme transita entre a contemporaneidade, onde dois pesquisadores fazem a pesquisa, e as cenas da pesquisa em si, que vão se desenrolando conforme o avanço das descobertas, focando a vida de Sabina.
Em Zurich 1904, os pais chegam ao hospital para internar Sabina e explicam que suas alterações começaram quando sua irmã caçula faleceu de pneumonia e que vieram da Rússia naesperança que pudessem ajudá-la.
No diário, Sabina relata que os pais voltaram para Rússia e a deixaram internada, sentindo-se abandonada e solitária. Jung se apresenta como o médico indicado pelo professor Bleuler para cuidar de seu caso. Fica evidente sua discordância sobre o tipo de cuidado que era oferecido aos pacientes psiquiátricos quando dispensa a freira – na cena a mesma força a paciente acomer. Dr. Jung, depois, informa que deseja experimentar um novo tratamento com ela, sem duchas frias ou correntes para prendê-la a cama. O trabalho consiste em deixá-la falar tudo que vier a cabeça. Enquanto fuma seu cachimbo, Jung inicia um verdadeiro diálogo, ouvindo, perguntando e se familiarizando com o mundo de Sabina, por mais desconexo que possa parecer.
Esta cena me remete ao olharfenomenológico, pois a verdade do sujeito é respeitada como tal, não é contestada. Compreender o mundo que o cliente vive é crucial para o atendimento psicoterapêutico. No filme, a paciente afirma que “ninguém presta atenção quando digo essas coisas”. Está configurado o início do vínculo terapêutico.
O próximo contato de ambos é ao ar livre, onde dois pontos devem ser destacados. Jung revela seugosto pela escultura e Sabina apresenta um sintoma histérico ao cair, revelando que não sente as pernas. Ao ser questionada sobre outros episódios semelhantes, Sabina abre a blusa, mostrando as mamas que amamentariam os filhotes.
Após escrever em seu diário sobre a beleza do médico, Sabina não consegue dormir e no meio da noite se masturba.
Jung discute o caso com a esposa, afirmando que odiagnóstico clínico é histeria, mas que acha que é mais complexo. Jung cita o complexo de Édipo não resolvido. A esposa aponta a relação dele com Freud sobre o mesmo ângulo, pois sendo uma relação como pai e filho, ela indaga: será que vão tentar matar um ao outro?
O teste de associação de palavras desenvolvido por Jung é aplicado em Sabina. Após tocar em seus conflitos mais dolorosos, Sabina reage,fugindo e questionando o motivo de nunca saber da vida dele. Em seu quarto, ela grita: para que me tirou da morte?
Jung acorda durante a noite revelando a esposa que precisa ir ao hospital, pois sonhou que sua paciente havia fugido do hospital – temos aqui uma indicação do material de sonho, que Jung veio estudar posteriormente, e, chamar de inconsciente coletivo. Jung comprova sua tese ao encontrara paciente no poço do hospital. Posteriormente, após fazê-la prometer que não ameaçará mais sua carreira com outro incidente daquele, Jung a convida para uma sessão externa. Em um restaurante, ele atende a sua reivindicação, entregando o seu diário para que ela aprecie. Compreendendo suas ações como um ato de amor, o que ele confirma ser condição para qualquer tratamento, ela confessa se masturbarconstantemente, com certa vergonha. Ele a incentiva, dizendo que todos fazem isso – em volta os clientes do restaurante reagem chocados e ela adora ouvir que ele também faz isso. Acompanhamos quando Ema, a esposa, discretamente assiste a cena dele alimentando a paciente no restaurante.
Na cena seguinte, desconfiamos do controle e manipulação que a Esposa exerce sobre Jung. Ela esconde o quantosabe e apresenta fartura de guloseimas na sobremesa. Desconfiamos, então, que Jung é assim seduzido, tornando sua culpa um motivo para se afastar do hospital, pois a próxima cena retrata a tentativa de suicídio de Sabina. Professor Bleuler é chamado e ordena que seja enviada ao segundo andar, afirmando que o método Jung acabou. Em uma camisa de força, Sabina é enviada ao tratamento de choque....
tracking img