Colonialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNA: ANA COLÉGIO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS
PULA CAETANO DE SOUSA N° O1
DISCIPLINA: HISTORIA TURMA: ÚNICA
PROFESSORA : MARA LOPES TURNO: VESPERTINO
SERIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO













COLONIALISMO E NEOCOLONIALISMOLAGO DA PEDRA
2012


Índice



• Capitalismo Monopolista


• O imperialismo


• O Colonialismo


• O colonialismo na África


• O Imperialismo na Índia


• O Imperialismo na China


• A ideologia do Imperialismo


• O Imperialismo no JapãoColonialismo e Neocolonialismo

Capitalismo monopolista:
O século XX foi um período de grandes avanços tecnológicos onde ocorreram-se significativas transformações decorrentes do progressivo avanço da industrialização. Porem essa transformações ocorreram no século XIX, quando teve inicio a Segunda Revolução Industrial.
Mudanças revolucionarias formataram o crescimento industrial , quese expandiu progressivamente, abrangendo diversos países, e não se limitando a Inglaterra como na Primeira Revolução Industrial. Na metade do século , o sistema industrial ultilizados pelos ingleses espalhou-se por toda a Europa, gerando um expressivo aumento e extensão das transformações socioeconômicas .
A industrialização cresceu rapidamente, definindo padrões como o avanço tecnológico, e pornovas formas de negócios e organização do trabalho. Deste modo, se consolidou uma grande concentração de capital, que deu origem ao capitalismo financeiro. O capitalismo financeiro pode ser caracterizado pelo monopólio, a concentração de capital e a elimanaçao da livre concorrência.
Os monopólios formaram o truste, que é a fusão de varias empresas , em que apenas uma assume o comando, com oobjetivo de comandar os processos e as fases de produção.
A livre concorrência formaram o cartel, que e um acordo feito por empresas que atuam no mesmo ramo ,no qual o objetivo e evitar a concorrência e estabelecer preços fixos aos produtos do mercado.
O imperialismo:
Foi o sistema adotado pelo capitalismo no século XIX , que levou as grandes potencias mundiais a colonizar vários territóriossituados na África , na Ásia , e na Oceania. Essas potencias contavam com um grande poder econômico, inovações tecnológica na área bélica e com uma poderosa força militar. O capitalismo se baseia na dominação de uma nação sobre outra , com o objetivo de lucrar com a exploraraçao de alguns país.
As potencias queriam expandir as industrias e para isso, buscaram lugares que fornecessem matérias-primas, fontes de energia e mão-de-obra barata .Os países que podiam fornecer tais coisas foram colonizados . O imperialismo se resume em exploração dos recursos naturais e da civilização dos países “fracos” pelas potencias, produto de altos investimentos externos com o desjo de esxpandir seu poder econômico.
O colonialismo:
Diferente do neocolonialismo o investimento de capital não era externo,cedido pelas grandes potencias mundiais. A economia do antigo sistema colonizador era baseado na cobrança de impostos e monopólio comercial, onde a colônia só poderia comercializar com a metrópole . Aa principais características do colonialismo eram uma balança comercial favorável, a busca por metais precioso e as atividades comerciais.
O colonialismo também preocupou-se com a atividade mineradora,que resultou na imigração de vários estrangeiros , que vinham com o objetivo de trabalhar na minas , muitos brasileiros também foram trabalhar na minas, o que provocou uma a exploração do brasil e aumentou consideravelmente sua economia.

O colonialismo na África:
No século XV e XIX a presença de europeus restringia-se a áreas litorânea, a circulação do comercio marítimo, onde funcionava a...
tracking img