Cms joomla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

1. Introdução pág. 3 2. Apresentação do Sistema: Joomla! pág. 3 3. Acessando a interface administrativa do Site pág. 4 4. Artigos 4.1 Editando um Artigo pág. 7 4.2 Criando um Artigo pág. 9 4.3 Excluindo um Artigo pág. 10 4.4 Publicando e despublicando Artigo pág. 10 4.5 Lincando um artigo a um item de menu pág.11 4.6 Criando uma Seção de artigo pág. 12 4.7 Criando uma Categoria de Artigopág. 13 4.8 Adicionando Imagem a um Artigo pág. 14 5. Download 5.1 Inserindo link de Download/arquivo pág. 17 5.2 Excluindo link de Download/arquivo pág. 20 5.3 Criando Link para Página da Web pág.21 6. Algumas informações importantes pág. 21

2

1. Introdução
O principal objetivo deste tutorial é explicar como o responsável pela manutenção do site pode atualizar seu conteúdo e gerenciar, casonecessário, cadastro de usuários. O tutorial tem uma abordagem simples e clara, utilizando imagens de forma a ilustrar cada tema abordado, facilitando o seu entendimento. Para sua aprendizagem, não se faz necessário nenhum conhecimento prévio em programação para web.

2. Apresentação do Sistema: Joomla!

O Joomla é um sistema gerenciador de conteúdo que permite, dentre outras funcionalidades,a administração do site de forma dinâmica e em tempo real. Por ser usado em diversas plataformas e ser de fácil uso, tornou-se o mais popular Software disponível para Web, no que diz respeito ao desenvolvimento e manutenção de Sites. Ele é um Open Source gratuito e está disponível para todos os que desejarem desenvolver sites utilizando CMS. O download do sistema, assim como suas extensões eatualizações, pode ser obtido através do portal oficial do Joomla: http://www.joomla.org

3

3. Acessando a interface administrativa do Site
No tutorial que se segue usaremos um site extremamente genérico e simples, para que possamos abranger todos os temas referentes a manutenção do seu site.

É IMPORTANTE QUE O USUÁRIO DESTE TUTORIAL SE PRENDA APENAS AOS MÉTODOS AQUI ABORDADOS E NÃO TENTEDESENVOLVER OS SEUS PRÓPRIOS, ASSIM COMO NÃO EXPLORE QUALQUER OUTRA FUNCIONALIDADE DO JOOMLA, SEM A PRÉVIA NOTIFICAÇÃO AO DESENVOLVEDOR DO SITE. ATÉ MESMO A MENOR ALTERAÇÃO EM COMPONENTES NÃO ABORDADOS AQUI PODE CAUSAR DANOS A ESTRUTURA DO SITE.

4

Esse é o layout do site que utilizaremos como exemplo para o tutorial.

O primeiro passo a ser entendido é como acessar a interfaceadministrativa. Na barra de endereços do seu navegador digite o “endereço do site”, barra administrator. Desse modo: “endereço do site”/administrator. Ex: “www.nti.uff.br” é o endereço do site do NTI, caso o administrador do site queira gerenciar seu conteúdo acessando a interface administrativa ele deve digitar “www.nti.uff.br/administrator”.

Caso tenha seguido o passo anterior corretamente uma página delogin será exibida. Nessa página um campo para login e outro para sua respectiva senha serão apresentados, portanto entre com os valores previamente criados pelo administrador do site.

5

Após efetuado o Login, a interface administrativa principal será exibida.

Começaremos então a aprender como alimentar e atualizar o seu site.

6

4. Artigos
Os artigos representam quase toda a partetextual estática do seu site, e geralmente são os ítens que possuem o maior volume de atualizações. A administração dos mesmos é extremamente simples e será explicada detalhadamente a seguir. 4.1 Editando um Artigo: Para iniciar a edição de um artigo clique no ícone 'Administrar Artigo' na tela inicial ou acesse o ítem de menu 'Conteúdo' e então clique em 'Administrar Artigos'.

Uma listacontendo todos os artigos presentes no site será aberta, nesta lista selecione o artigo onde quer efetuar a alteração. No nosso caso selecionaremos o 'artigo #1'.

7

Na tela seguinte são exibidos o título do artigo, sua categoria e seção (ambos explicados mais a frente), e o corpo do artigo para o qual é disponibilizado um editor de texto. Modifique tudo o que julgar necessário e salve suas...
tracking img