Jommla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CMS: Uma nova tendência para o desenvolvimento WEB.



Carolina Allgayer Borges

Tiarlis Kochenborger











Resumo

Sistemas gerenciadores de conteúdos se tornaram uma forte tendência quando o assunto em questão é o desenvolvimento e manipulação de dados de uma página web. Pensar em estruturar uma página sem ter conhecimento de linhas de código, se tornou curioso eanimador. Existem inúmeras ferramentas que proporcionam essa praticidade. Este artigo tem como objetivo, fazer uma apresentação ao CMS (sistema gerenciador de conteúdo) e também uma breve apresentação ao Joomla, um CMS muito utilizado atualmente.
Palavras-chave: CMS, Joomla, gerenciador de conteúdo.


Introdução



Inicialmente, uma página na Web não era muito diferente de uma páginade jornal ou de uma revista com relação ao aspecto visual: continha apenas textos, sendo que rapidamente foram agregadas tecnologias multimídia, com imagens, sons e interatividade com o usuário. As páginas web agrupadas em conjuntos que representam informações correlatas e armazenadas em um mesmo servidor Web passaram a ser chamados de web sites. A partir da home Page (página inicial ouprincipal de um web site), o visitante obtém informações e realiza conexões para outras páginas do mesmo web site ou de outros web sites de interesse. A partir daí surgiram necessidades de além de apresentar o conteúdo, torná-lo mais dinâmico, aumentando assim a interatividade com o usuário.
Os profissionais de informática não querem mais se tornar conhecidos por usar sistemas pré-históricos eprocuram outras ferramentas para o desenvolvimento que possam os auxiliar a novas criações. O CMS (Content Management System) é um sistema gerenciador de conteúdo onde o profissional pode manipular os dados de um site sem ter avançados conhecimentos de informática, dispensando assim a contratação de um técnico específico para isso. Por meio dele, podem-se gerenciar as informações que dizem respeito aum site, como: eventos, imagens, galerias e contatos de forma fácil e eficiente e colocar na web um trabalho tão complexo quanto o de um desenvolvedor de sistema. É um sistema que não requer digitação de código e possui inúmeras ferramentas e funções diversas. A ferramenta CMS é chamada de “sistema user friendly” já que possui uma interface amigável e repleta de opções para o usuário.Este conceito de desenvolvimento atende perfeitamente sistemas institucionais, empresas de médio e grande porte, bem como, sistemas para venda online ou apenas para apresentação de serviços ou produtos e blogs.

Este artigo tem como objetivo demonstrar os principais conceitos das ferramentas CMS e apresentar as mais utilizadas e que se tornaram uma tendência. O artigo está dividido da seguintemaneira: a sessão 2 descreve um breve referencial sobre os sistemas gerenciadores de conteúdo; a sessão 3 faz uma apresentação sobre o sistema CMS Joomla e as suas principais ferramentas e características. Por fim, a conclusão nos mostra os principais benefícios em se utilizar o CMS.




1. CMS

Os programas CMS foram criados no final da década de 1990. Inicialmente, eram sistemasde custo elevado, mas atualmente já se pode encontrar uma infinidade de programas gratuitos e com código aberto, sempre com uma excelente qualidade e uma diversidade de soluções que permitem encontrar exatamente o que se tem necessidade.

Antes de abstrairmos qualquer conceito sobre sistemas gerenciadores de conteúdo, precisamos obter uma base do que são páginas web tradicionais. Segundoreferencia do artigo “Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo e uma Introdução ao Joomla!” (2009) existem dois aspectos sobre página Web: o conteúdo e a apresentação desse conteúdo. Elas interagem da seguinte maneira:

• Páginas web estáticas – Conteúdo e apresentação estão no mesmo arquivo.

• Páginas web com Folhas de Estilo em Cascata (CSS) – Conteúdo e apresentação estão...
tracking img