CMMI-DEV

Páginas: 6 (1404 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
A experiência da avaliação formal de um processo de software
Eduardo Heinen, Felipe Silva, Iuri Farenzena, Marcelo Fagundes, Marciano Andrade

Resumo. Este artigo é baseado numa pesquisa em relação à avaliação de processo de software no nível 2 do modelo CMMI DEV em uma fábrica de softwares através da maturidade dos processos. O entrevistado, gerente da empresa na época da certificação, foiquestionado sobre diferentes aspectos da avaliação. Como alguns pontos explorados na entrevista temos o momento que a companhia vivia durante o processo de avalização, qual a principal motivação da empresa para buscar esta avaliação, e as principais mudanças ocorridas ao final da avaliação. Com as respostas obtidas foi possível analisar que a equipe estava envolvida, totalmente engajada ecomprometida com o sucesso da avaliação, ainda que a empresa estivesse passando por um período de grande demanda de trabalho em seus projetos. Os principais resultados apontados foram maturidade, possibilidade de repetição de bons resultados e formalização do processo de desenvolvimento.

Palavras-chave: avaliação, CMMI, DEV, maturidade, software

Abstract. This article is based on a research regardingthe software process assessment on level 2 of CMMI DEV in a software factory through the processes maturity. The respondent, manager of the company at the time of certification, was asked about different aspects of the assessment. As some explored points in the interview we have the moment that the company lived during the assessment process, the main motivation of the company to seek thisreview, and main changes at the end. With the responses given we can observe that the staff involved was fully engaged and committed to the success of the assessment, even if the company was going through a period of great demand for labor in their projects. The main results were pointed as maturity, ability to repeat good results and formalization the development process.

Keywords: assessment, CMMI,DEV, maturity, software




Introdução
Foi realizada uma pesquisa em relação à avaliação de processo de software. Na empresa entrevistada, o gerente da empresa na época da avaliação foi questionado e com as respostas obtidas foi possível analisar os dados e as informações de como foi o período da avaliação.
O dia-a-dia dentro da área de desenvolvimento de software é caracterizado por umagrande pressão no que se refere a prazos de entrega, custos e qualidade daquilo que se está produzindo. Independente do tamanho das equipes voltadas a tarefas deste tipo, muitas organizações possuem dificuldades em gerenciar tais atividades, sendo comum a ocorrência de atrasos, estouros orçamentários e sistemas que ficam aquém do esperado.
Levando em consideração esses fatos, alguns modelos foramdesenvolvidos de forma a auxiliar a condução de atividades que envolvam projetos de software. O objetivo deste artigo é fornecer uma visão geral sobre dois destes modelos (CMMI e MPS-BR), baseando-se para isto em um conceito conhecido como “maturidade”.

Desenvolvimento
O dia-a-dia dentro da área de desenvolvimento de software é caracterizado por uma grande pressão no que se refere a prazos deentrega, custos e qualidade daquilo que se está produzindo. Neste contexto é muito comum problemas com atrasos, orçamentos estourados e falta de satisfação por parte do cliente. As empresas de pequeno à grande porte atentas a esta realidade, estão investindo em avaliações como CMMI-DEV e MPS-BR.
Há muitos motivos para uma empresa investir nessas avaliações de processo de software, podemos citaralguns como: ganhar destaque nas licitações e poder cobrar valores maiores, organização interna da empresa, maior visibilidade no mercado, maior facilidade de contratação de recursos, otimização de processos, melhoria na qualidade dos produtos entre outros.
Existe a possibilidade da empresa ser avaliada em dois aspectos, uma delas é por capacidade dos processos de software e a outra por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CMMI DEV
  • Cmmi-dev, v1.2
  • Tudo sobre cmmi-dev
  • Cmmi
  • CMMI
  • CMMI
  • CMMI
  • cmmi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!