CMMI DEV

Páginas: 20 (4974 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014

















CMMI




















Recife, 2009

Índice


CMMI 3
Áreas de Processo 10
Medição e Análise (Measurement and Analysis) 17
Certificação 19
Bibliografia 22













CMMI

Definição

O CMMI – Capability Maturity Model Integration - consiste em um modelo de referência que contém práticas genéricas e específicasnecessárias à maturidade em disciplinas específicas (IPPD (Desenvolvimento Integrado de produto e processo), Engenharia de Sistemas, Engenharia de software, Subcontratação).

Histórico

Os processos de melhoria nasceram de estudos realizados por Deming (Out of the Crisis), Crosby (Quality is Free: The Art of Making Quality Certain) e Juran, cujo objetivo principal era a melhoria da capacidadedos processos. Entende-se por capacidade de um processo a habilidade com que este alcança o resultado desejado.
Um modelo tem como objetivo estabelecer - com base em estudos, históricos e conhecimento operacional - um conjunto de "melhores práticas" que devem ser utilizadas para um fim específico.

Origem

O projeto foi patrocinado pelo Departamento de Defesa dos EUA, em especial a Secretariade Defesa, Aquisição e Tecnologia e foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon. Consiste numa evolução do CMM, surgiu como forma de estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo de diversos modelos e disciplinas na década de 90. Dentre estes se destacam:

Software Acquisition CMM (AS-CMM) – utilizado para avaliar a maturidadede uma organização em seus processos de seleção, compra e instalação de software desenvolvido por terceiros.
Systems Enginnering CMM (SE-CMM) – com foco na avaliação da maturidade da organização em seus processos de engenharia de sistemas, incluindo o hardware, o software e quaisquer outros elementos que participam do produto completo.
Integrated Product Development CMM (IPD-CMM) – comabrangência maior que o SE-CMM, inclui também outros processos necessários à produção e suporte ao produto, tais como suporte ao usuário, processos de fabricação, etc.
People CMM (P-CMM) – utilizado para avaliar a maturidade da organização em seus processos de administração de recursos humanos no que se refere a software: recrutamento e seleção de desenvolvedores, treinamento e desenvolvimento,remuneração, etc.

Diferenças de arquitetura, conteúdo e abordagens além do alto custo para treinamentos, avaliações e projetos de melhorias para as organizações se adaptarem a tantos modelos resultaram na criação do CMMI com o objetivo principal de integrar as práticas, de forma que, organizações que almejem melhorar seus processos nas diferentes disciplinas, tenham a disposição um único modeloconsistente.

Sendo assim, o CMMI integra os diversos CMM’s numa estrutura única, todos com a mesma terminologia, processos de avaliação e estrutura. O projeto também se preocupou em tornar o CMM compatível com a norma ISO/IEC 15504, de modo que avaliações em um modelo sejam reconhecidas como equivalentes aos do outro.

Outro importante objetivo do CMMI é fornecer direcionamentos paramelhorar os processos da organização e sua capacidade de gerenciar o desenvolvimento, aquisição e manutenção de produtos e serviços. O CMMI disponibiliza abordagens comprovadas em uma estrutura que auxilia as organizações a avaliar a sua maturidade organizacional ou a capacitação da área de processo, estabelecer prioridades de melhoria e implementá-las.

A versão atual do CMMI (versão 1.2) apresentatrês modelos:

CMMI for Development (CMMI-DEV) publicada em agosto de 2006. Dirige-se ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.

CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ) publicada em novembro de 2007. Dirige-se aos processos de aquisição e terceirização de bens e serviços.

CMMI for Services (CMMI-SVC) publicada em fevereiro de 2009. Dirige-se aos processos de empresas prestadoras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cmmi-dev, v1.2
  • Tudo sobre cmmi-dev
  • Cmmi
  • CMMI
  • CMMI
  • CMMI
  • cmmi
  • Cmmi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!