Cloud computing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
FACULDADE DE CIENCIA E TECNOLOGIA
SISTEMA DE INFORMAÇÃO

RAPHAELA DA PENHA LINS

CLOUD COMPUTING: UMA NOVA IDEIA

CARUARU
2011
RAPHAELA DA PENHA LINS

CLOUD COMPUTING: UMA NOVA IDEIA

Artigo apresentado no curso de graduação,
Universidade de Pernambuco, curso de Sistema
para a conclusão da cadeira de Seminários
especializados.

CARUARU
2011
Resumo
Em um mundo ondenovas tecnologias surgem com o intuito de facilitar a vida dos diversos
usuários, encontramos variadas soluções para os diversos problemas.Quando se fala em qualidade de serviços e produtos há uma referência ao custo desses serviços, o que diversas vezes torna-se uma problemática na questão da área de TI nas empresas ou para os usuários que estão presos a práticas e métodos antigos.
Cloudcomputing vem com uma nova perspectiva e revolucionaria idéia, abrangendo diversos
públicos e diminuindo custos. A idéia base desse novo termo é tornar acessível todo conteúdo ou
disponibilizar hardware de acordo com a necessidade do usuário, tudo isso a uma mensalidade
estipulada pela empresa fornecedora desse serviço.
Um termo bastante discutido, porém se nenhuma definição exata. Com diversospontos considerados fracos e alguns que evidenciam o sucesso do tema. A cloud disponibiliza um novo universo a todos que procuram algo inovador e que venha a modificar futuramente os parâmetros da utilização da tecnologia.

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. COMPONENTES DE UMA CLOUD
2.1. Clientes
2.2. Data Center
2.3. Servidores

2. INFRAESTRUTURA
3.4. Grid computing
3.5.Virtualização completa
3.6. Paravirtualização

3. SERVIÇOS
4.7. Software como um serviço
4.8. Plataforma como um serviço
4.9. Hardware como um serviço
4.10. Software mais serviços

4. CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cloud computing: Uma nova idéia

Introdução
Cloud é toda a estrutura utilizada para desenvolver um ambiente de computação baseado em umarede de servidores virtuais ou físicos. O objetivo da Cloud é permitir que os usuários cresçam e diminuam a sua infraestrutura de acordo com a sua demanda, ou seja, se você como usuário final está precisando de mais hardware, isso pode ser fornecido pelo provedor sem verificação antecedente.
Além disso, vise também à importância em ter compartilhamento de informação entre vários computadores evários sistemas operacionais, onde se tenha a garantia de que a informação armazenada será única e igual independente do lugar ou que sua informação esteja segura em uma data center remoto. Visando que como todo o processamento ocorrerá no servidor que contem sua nuvem, o seu hardware precisara apenas uma configuração simples, bem como a velocidade de sua internet não precisa ser muito grande, já que otrafego é apenas a imagem do que se tem no servidor (DEPENENDO DA APLICAÇÃO).
Com a nuvem torna-se desnecessário USB, FTP, CD, enfim todo tipo de armazenamento, já que suas informações estão disponíveis na nuvem.
Dois exemplos práticos:
1°A facilidade de uma pessoa em acessar um determinado arquivo, alterá-lo e depois salva-lo. Essa pessoa viaja para outro país e consegue ter acesso ao mesmoarquivo, sem ter que carregar um computador ou mídia de armazenamento.
2°No caso de um programa editor de vídeo haverá apenas o pagamento pelo serviço oferecido pelo provedor. Não havendo pagamento por instalação ou hardware caso o seu não seja tão potente o que seria necessário no caso da instalação e utilização do software localmente.
Algumas empresas que prestam esse serviço a MAC com o Mobile Me,que disponibiliza 20Gb por 60 dias
grátis. O WINDOWS com o Live Mesh, que é uma versão grátis com disponibilidade de 5Gb grátis.O DROPBOX, GOOGLEDOCS, SKYDRIVE.
Uma determinada empresa hospeda suas aplicações em seus servidores, livrando a empresa ou o usuário final de custos com manutenção e funcionamento do servidor, além disso, a empresa que fornece o serviço é responsável por atualizar o...
tracking img