Clonidina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Clonidina

Química Heterocíclica

Introdução

A clonidina é um medicamento pertencente à classe dos agonistas dos receptores adrenérgicos α-2 seletivos. Essa classe de medicamentos é utilizadaprincipalmente como anti-hipertensivos. Inicialmente, a clonidina foi desenvolvida como descongestionante nasal que promovia vasoconstrição, porém sua ação sob a pressão arterial, abaixando-a,resulta da sua capacidade em ativar receptores α-2 nos centros de controle cardiovascular do sistema nervoso central, essa ativação diminui a atividade simpática do cérebro.
Além disso, a clonidina tambémestimula o efluxo parassimpático gerando um aumento do tônus vagal e uma diminuição do impulso simpático, contribuindo assim, para a diminuição da pressão arterial.
Histórico

No início da décadade 1960, o primeiro agonista α-2 adrenégico descoberto, o qual foi chamado de clonidina, era utilizado apenas como descongestionante nasal. Contudo, o uso dessa substância causou efeitos colateraisnão esperados, como sintomas de depressão cardiovascular grave. Posteriormente, com realização de estudos, a clonidina passou a ser utilizada como agente anti-hipertensivo, por volta de 1966. Aclonidina teve ótima aceitação, não só como agente anti-hipertensivo, mas também para tratamento da abstinência de álcool e drogas, medicação secundária na isquemia miocárdica e dor e anestesia intratecal.Propriedades Físico- Químicas

· Nomenclatura pela IUPAC: N-(2,6-dichlorophenyl)-4,5-dihydro-1H-imidazol-2-amine.
· Análise Elementar:
- Formula molecular: C9H9Cl2N3
- Composição: C (46.98%), H(3.94%),
Cl (30.82%), N (18.26%)
- Massa: 230.094
- Massa exata: 229.017352717

· Analise Topológica:

- Número de átomos: 23
- Número de ligações: 24
- Número de ciclosaromáticos: 2
- Número de cadeias: 3
- Número de átomos assimétricos: 0
- Número de estereoisômeros: 1

· Outras propriedades:
- Forma: cristais
- Ponto de fusão: 130 oC
- Constante de...
tracking img