Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia e a Clonagem…
Como a filosofia pode ajudar a clonagem?
O que a filosofia pode dizer sobre a clonagem?
O que a filosofia tem a contribuir acerca da clonagem?
Me surgem perguntas assim sempre que me vejo diante de temas polêmicos. 
Nessas horas qual é a postura? Qual o âmbito de ação, ou de reflexão?
Confesso que não sei. Imaginando uma possível postura surge logo aquela visão desair das aparências e discutir a questão em sua essência. Partir do claro e sensível a nós em direção ao claro e sensível por si mesmo.
Talvez a filosofia possa propor-se a entender qual o papel da clonagem na história da humanidade. Analisar o que ela tem proporcionado até agora, e que consequencias ela trará a longo prazo. 
Esclarecer quais as motivações que levam o homem a buscar a clonagem. Por exemplo: Li recentemente uma reportagem sobre projetos de clonagem para recuperação de espécies extintas. Imagino que tais espécies não extinguiram expontâneamente, isto é, é razoável acreditar que uma série de fatores naturais concorreram para tal fato. O que acontece se hoje voce recupera a espécie em extinção, mas não elimina os fatores naturais que concorreram para sua extinção. Nessecontexto, como podemos interpretar a clonagem?
Se voce clona hoje, e perde amanhã por motivos naturais,é razoável concluir que alimentamos um mecanismo que nem em última instância busca verdadeiramente a recuperação da espécie. Quero dizer, a clonagem recupera a espécie, mas não garante que ela não entrará em extinção novamente. 
Encerra exemplo.
Indo para outro ponto:
Qual o anseio humano paraclonagem. Por quê queremos clonar? 
Uma grande dificuldade para aceitar o fim? A velha busca pela vida eterna?
Não há como ser hipócrita e dizer que tal possibilidade não é interessante. 
Mas, que prioridade essa busca deve ter num universo globalizado onde minuto a minuto pessoas morrem em situações completamente contraditórias?
Filosofia e clonagemA actualidade está profundamente marcada peloconceito de mudança em praticamente todas as áreas do saber, a mudança e os seus elementos mais visíveis e mais marcantes ocupam um lugar central. Seja para referir a clonagem, com a consequente competição a nível mundial, a vertiginosa evolução da tecnologia ou as crises económicas e sociais, é de mudança que se está a tratar. Contudo, esta palavra de ordem – a mudança – faz parte, é intrínseca aqualquer processo de evolução, tendo estado necessariamente presente em toda a história da humanidade. Porquê então esta sensação de «algo de novo» ou de diferente? Algumas razões objectivas prendem-se com a nossa curta memória.Deste tipo de contexto “nasceu a revolução científico-tecnológica”.Talvez mais importante que a mudança em si, são as próprias características desta mudança, nomeadamenteo seu ritmo acelerado – e cada vez mais acelerado – e a sua imprevisibilidade. Em muitas áreas do saber, os modelos que eram utilizados eficazmente no passado recente, deixaram de fazer sentido e torna-se claro que o modelo adequado para o problema de hoje não o será para os problemas de amanhã. René DescartesRené A razão é a mesma, em todos os homens; logo, deve haver apenas um método universal,válido em qualquer pesquisa, em qualquer ramo da ciência. Descartes pretendia unificar os vários ramos da matemática e, depois, reconstruir e inter-relacionar as várias ciências não-matemáticas: um objectivo que o próprio autor admitia ser incrivelmente ambicioso. Descartes dá um novo sentido à modernidade, canalizando o problema do conhecimento para a reflexão filosófica. A dúvida “cartesiana”tem uma extensão absoluta: dirige-se a tudo, incluindo o pensamento. O autor sentia a dificuldade do resultado da coexistência entre duas concepções do saber: a escolástica e a moderna e como tal, o seu maior objectivo passou a ser unir, saber e acertar todas as sabedorias do Homem. Descartes era um homem que especulava no sentido crítico de fundamentador com o objectivo de uma nova concepção da...
tracking img