Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Clonagem
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – micro-organismo, vegetal ou animal.
Em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantasreproduzirem assexuadamente. Em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos.
Tipos de clonagem
Existe varios tipos de clonagem, a natural, a induzida, a reprodutiva, a terapeutica, sao alguns exemplos.
Clonagem Natural é aquela em que todos os seres são originados por reprodução assexuada eque não é preciso intervenção de células sexuais como, por exemplo, bactérias, seres unicelulares, diferentes tipos de plantas, entre outros. Incluídos nos processos de clonagem natural, contam-se a:
- Fragmentação – o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando novos seres vivos, como é o caso das estrelas-do-mar e das algas
- Partenogênese –processo onde o óvulo se desenvolve originando um novo organismo sem que haja fecundação prévia Este processo é comum na abelha, pulgão, formiga, alguns répteis e anfíbios.
- Bipartição – um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais, desenvolvendo-se a partir de cada fragmento dois seres, como é o caso da amiba, planaria e paramécias.
-Gemulação –  num organismo formam-seuma ou mais dilatações, denominadas gomos ou gemas, que crescem e desenvolvem originando novos organismos. É um processo comum na hidra de água doce e na levedura.
- Esporulação – formam-se células reprodutoras chamadas esporos, que ao germinarem, originam novos indivíduos como acontece nos fungos.
- Multiplicação vegetativa: parte das plantas como as raízes, caules, folhas ou outrasestruturas da planta originam novas plantas  É o processo utilizado pelas cenouras (raízes), batateira (tubérculo).
A Clonagem induzida é usada na engenharia genética e, como tal, é desencadeada pelo Homem , sendo este o indutor e o responsável por esta clonagem. A clonagem induzida em animais tem origem por um processo assexuado de divisão em que é retirado o núcleo do óvulo e insere-se este núcleo nacélula adulta que se quer clonar. Desta forma, inicia-se a divisão celular induzida por um choque eléctrico que dá início ao desenvolvimento do embrião. A clonagem induzida em plantas baseia-se nos seguintes processos: mergulhia da planta no solo para que nasça parte dela; estacaria para que a planta cresça com apoio; enxertia em que se coloca um tecido “fita-cola” ou qualquer outro material querodeia parte da planta de modo a que se formem mais partes da planta; há, ainda a considerar, a alporquia em que se rodeia um saco com terra num dos ramos da planta para que lá nasça parte dela para plantar.
A Clonagem reprodutiva em animais é uma técnica que permite criar uma cópia de um indivíduo. Consiste na fusão de uma célula somática, ou seja, diferenciada, que é retirada de um indivíduoanimal (por exemplo, célula humana), com um óvulo ao qual foi previamente retirado o núcleo original. O “embrião” originado coloca-se no útero do animal para que se desenvolva devidamente. Nesta situação, o ser gerado possui o conteúdo genético do doador da célula somática.
A Clonagem Terapêutica é um processo cujas fases iniciais são semelhantes às da clonagem para fins reprodutivos; contudo,difere no fato da blástula, segundo estado de desenvolvimento do embrião, não ser introduzida no útero mas ser usada em laboratório para a produção de células estaminais com o fim de produzir órgãos e tecidos para transplantes. É útil para tratar doenças como: doenças neurológicas, diabetes, problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, lesões da coluna cervical e doenças sanguíneas.
Clonagem...
tracking img