Proçesso de eletrosão

3052 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO

O processo de eletro erosão baseia-se na destruição de partículas metálicas por meio de descargas eléctricas.
A Eletroerosão, é um processo indicado na usinagem de formas complexas em materiais condutores eléctricos, especialmente aqueles de alta dureza, e de dimensões diminutas, difíceis de serem usinados por processos tradicionais de usinagem.
Aplicando-se uma diferença de potencial (em corrente contínua) entre duas placas condutoras de electricidade, chamadas de eléctrodo e peça, separadas por uma pequena distância (de 0,012mm a 0,050mm) denominada GAP, ocorrem descargas eléctricas entre elas. Na verdade, neste espaço entre a peça e o eléctrodo, circula o fluido dielétrico que se torna electrolítico na forma gasosa. No instante da descarga eléctrica, o eléctrodo e a peça não estão em contacto devido ao meio dielétrico que os envolve. Ao iniciar o ciclo de erosão, na pequena região de descarga eléctrica, a potência despendida por unidade de área pode chegar até 1000 W/m2, a temperatura até 12.000°C, assim o fluido dielétrico evaporará, tornando-se electrolítico e no meio gasoso a pressão poderá alcançar as marcas de até 200 atém. Essa descarga eléctrica durará alguns milionésimos de segundo. Este período é denominado de Tom. Cessada a descarga eléctrica, inicia-se, por alguns milionésimos de segundo, o período Toff, período que ocorrerá a emersão dos gases electrolíticos. Os espaços ocupados pelo gás serão preenchidos pelo fluido dielétrico em temperatura menor que a região em usinagem, assim, com o choque térmico, ocorrerá uma micro-explosão e a desagregação das partículas fundidas da peça, dando início ao processo de usinagem.

O ferra mental pode ser definido como o conjunto que engloba a geometria da ferramenta propriamente dita, o sistema de fixação da peça e o sistema de lavagem. A geometria da ferramenta modifica a velocidade de usinagem e a TRM (Taxa de Remoção de Material). Um exemplo é um eléctrodo cilíndrico maciço e

Relacionados

  • Administração de operações produtivas e processos
    4524 palavras | 19 páginas