Biomas brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A palavra Bioma (de bios=vida e oma=grupo ou massa) foi empregada pela primeira em 1916, pelo ecologista norte americano Clements.
O Brasil com sua vasta extensão de território apresenta um dos mais complexos quadros de paisagens sistemas ecológico do planeta. Dentre essas paisagens estão os Biomas – conjunto de ecossistemas ou espaço geográfico constituídos por características(fauna e flora) fitofisionômicas (aspecto da vegetação de um lugar) semelhantes em determinada região.
O conceito de bioma foi desenvolvido para ambientes terrestres, onde as formas de crescimento da vegetação dominante refletem as condições climáticas. Assim, ambientes aquáticos, principalmente pelo fato de vários terem como produtores primários algas unicelulares, são delimitados pela salinidade,movimento da água e profundidade. A distribuição das espécies – não só as vegetais - é limitada pelas condições físicas do ambiente, sendo temperatura e umidade as mais relevantes. A topografia também é um fator importante, uma vez que pode causar variações de clima dentro de pequenas áreas.
Os biomas brasileiros estão divididos assim: Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, MataAtlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal, Zonas Litorâneas e os Manguezais.
O objetivo ao longo desta pesquisa é relatar sobre cada um desses biomas acima citados: localização, clima, tipos de fauna, vegetação, entre outros.














1. CAATINGA

O termo Caatinga é originário do tupi-guarani e significa mata branca. É o único bioma exclusivamente brasileiro, poisgrande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Muitas vezes confundida com o Cerrado é um é um ecossistema típico do nordeste brasileiro.
Compõe-se como uma paisagem peculiar, uma vez que mesmo em região semi-árida, ainda apresenta uma fauna e uma flora bastante diversificadas com alto grau de endemismo (associação de uma espécie biológica comuma área geográfica única e bem definida).
Com cerca de 800.000 km², cerca de 10% do território nacional, a caatinga abrange inteiramente os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia (região Nordeste do Brasil) e parte do norte de Minas Gerais (região Sudeste do Brasil).
A vegetação é adaptada às condições de aridez sendo composta deespécies xerófitas (formação seca e espinhosa resistente ao fogo e praticamente sem folhas) e caducifólias (que perdem as folhas em determinada época do ano) totalmente adaptadas ao clima seco com predominância de cactáceas e bromeliáceas. O extrato arbóreo apresenta espécies de até 12 metros de altura, o arbustivo, de até 5 metros e o extrato herbáceo apresenta vegetação de até 2 metros de altura. Asprincipais representantes do reino vegetal são: a aroeira, o mandacaru, o juazeiro e a amburana.
A fauna apresenta cerca de 47 espécies de lagartos, sendo 7 de anfibenídeos: espécies de lagartos sem pés. 45 espécies de serpentes, 4 de quelônios (família das tartarugas) e 44 espécies de anuros (sapos e rãs).
O clima na região da é bastante árido e com precipitação anual em torno de 300 a 800mm, apresentando temperaturas médias anuais que oscilam entre 25ºC e 29ºC. Onde vivem cerca de 20 milhões de brasileiros que convivem com os longos períodos de estiagem e a irregularidade climática.
Este bioma é considerado muito fragilizado, pois cerca de 70% da área já se encontra alterada pelo homem e somente 0,28% da mesma encontra-se protegida em unidades de conservação. As principais açõesde desmatamento são as queimadas para produção de lenha e carvão e para agropecuária, assim a cobertura vegetal está sendo reduzida a menos de 50% da área dos estados e a taxa anual de desmatamento é de aproximadamente meio milhão de hectare.
Pela região passam os rios São Francisco e Parnaíba que percorrem a região da caatinga e recebem a contribuição de diversos afluentes que nascem ali....
tracking img