Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 2
2. REFLEXÃO INDIVIDUAL DO TEXTO 3
3. O QUE É A CLONAGEM? 4
4. O QUE É UM CLONE? 4
5. DIFERENTES TIPOS DE CLONAGEM 5
6. ALGUMAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CLONAGEM 8
7. COMITÉ INTERNACIONAL DA BIOETICA 9
8. CONCLUSÃO 11
9. BIBLIOGRAFIA 11


INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado no âmbito do curso EFA (Educação e Formação para Adultos) doAgrupamento de Escolas do Búzio, inserido no 1º ano do curso. O tema geral do presente trabalho intitula-se “Clonagem”. Deste modo, torna-se pertinente dar a conhecer uma breve história da clonagem.
A primeira experiência de clonagem de animais ocorreu em 1996 na Escócia, no Instituto de Embriologia Roslin. Lá o doutor Ian Wilmut, clonou uma ovelha, que foi batizada de Dolly, posteriormente,neste Instituto, também conseguiram clonar bois, cavalos, ratos e porcos. A ovelha Dolly morreu anos depois de envelhecimento precoce.
Desde o século 19, horticultores obtinham clones de orquídeas através da cultura de tecidos merismetáticos de uma planta matriz. Com este método eles geravam dezenas de plantas geneticamente idênticas. O termo Clone foi criado em 1903 por Herbert J. Webber, quandopesquisava plantas no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
É basicamente um conjunto de células, moléculas ou organismos descendentes de uma célula e que são geneticamente idênticas à célula original. Desta forma, a clonagem é um processo de reprodução assexuada, onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais (microrganismo, vegetal ou animal) a partir de uma célula-mãe.

Da estruturado presente trabalho consta: uma introdução, que explica a existência do documento, em que consiste, os objetivos do trabalho, a reflexão individual ao texto orientador, inserido na Doc 3 – “Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos”, depois o papel e a importância do Comité Internacional de Bioética, bem como uma breve história da clonagem, explorando as duas vertentesvantagens e desvantagens com enfoque no ser humano. Assim, no corpo central do presente trabalho consta a exposição dos subtemas desenvolvidos, sendo: O que é a clonagem; O que é o clone; Diferentes tipos de clonagem; Vantagens e desvantagens da clonagem; Comité Internacional da bioética. Por último, uma conclusão, na qual é feita uma reflexão acerca da forma como decorreu a elaboração deste trabalho.REFLEXÃO INDIVIDUAL DO TEXTO
*
“A corrida para a decifração do genoma e dos genes que o compõe remete-nos a muitas esperanças e inquietações.
Esperanças que se descubram curas para inúmeras doenças de origem genética, modos de prevenção destas, enfim, a possibilidade da melhoria da qualidade de vida da Humanidade.
Inquietações que fazem aflorar questionamentos sobre os limites deaplicação da engenharia genética e da manipulação dos genes, as diferenças entre modificações genéticas para o bem comum e eugenia, o uso que se dará às informações genéticas, enfim, a insegurança quanto ao uso do conhecimento.
Talvez resida ai um dos maiores problemas jurídicos, éticos e morais da biotecnologia na atualidade: impor limites entre o que é cientificamente possível fazer e o que é moralmentedesejável fazer.
Neste contexto, o que limita e legitima a realização de qualquer pesquisa ou manipulação do genoma é o facto de só poder servir para promover o bem-estar da pessoa, para garantir uma existência digna, para melhorar a sua qualidade de vida.
Qualquer procedimento que contrarie tal disposição deve ser prontamente rechaçado e impedido na sua continuidade.”
Comentário:
Tendo comobase a Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos a decifração do genoma ainda está longe de chegar a alguma finalidade, pois, as pesquisas poderão trazer fatores benéficos mas também fatores mais negativos. A decifração do genoma é um projeto complexo de onde advêm inúmeras inquietações relacionadas com a dignidade dos direitos do homem.
A decifração do genoma poderá ser...
tracking img