Matematica aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (4000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em busca de um novo educador para uma nova educação
Sandra Maria Nascimento de Mattos1 José Roberto Linhares de Mattos2

Resumo: Este artigo busca dar algumas contribuições na área de formação de professores, dando ênfase à necessidade de rever o que é ser educador ou educadora em direção a uma nova educação no século XXI. Como sugestão de caminhos a seguir em busca desse novo educador oudessa nova educadora, está a interdisciplinaridade, dando ênfase à postura interdisciplinar do educador ou educadora. Também apresentamos os saberes necessários à prática educativa bem como a busca pela qualificação profissional de cada educador ou educadora. Palavras-chaves: interdisciplinaridade, prática educativa, qualificação profissional, formação de professores.

1. Introdução: O que éimportante dizer sobre educação? Primeiro, devemos dizer o porquê ser educadora ou educador. Porque a educação é algo sublime. Por que dizemos isso? Porque só Deus consegue criar coisas permissíveis às pessoas e a educação é criaçãoimaginação-construção. Se nós temos um Deus Pessoal, então, nós temos algo encantador, que faz a criação de uma aula perfeita, que faz a imaginação fluir nos alunos e alunas eem nós mesmas e que faz a construção do conhecimento acontecer. Como diz Paulo Freire a educação é libertadora, é a prática da liberdade. Por isso devemos deixar que os alunos e as alunas edifiquem seu saber com prazer e com responsabilidade. Cabe ressaltar que o professor ou a professora deve se aprimorar, se aperfeiçoar, pois isso se torna essencial em sua vida profissional, para se tornarcompetente e comprometido com os resultados de sua tarefa educativa. Se não se qualifica não sabe como fazer desse dom algo sublime. Não quero dizer que por ser um dom3 devamos voltar ao sacerdócio, a abnegação, sem pleitear nossos direitos, mas, com olhos em nosso dever. Segundo Bruschini e Amado[2]:
“... o conceito de vocação foi um dos mecanismos mais eficientes para induzir as mulheres a escolheras profissões menos valorizadas socialmente, influenciadas por essa ideologia, as mulheres desejam e escolhem essas ocupações, acreditando que o fazem por vocação; não é uma escolha em que se avaliam as possibilidades concretas de sucesso pessoal e profissional na carreira.”
1 2

Pedagoga, Paisagista e Arquiteta. Pós-graduada em Psicopedagogia. Doutor em ciências; membro do LEPTRANS. 3 Háalgum tempo atrás diziam que era dom para camuflar a desvalorização da profissão, para baratear os custos e para fazer com que as mulheres escolhessem o magistério com profissão, no intuito de fazer divisão do trabalho de homens e do trabalho de mulheres.

Segundo Apple[1]:
“Tendo em vista as conexões históricas entre o magistério e as ideologias acerca da domesticidade e da definição do “lugarpróprio da mulher”, em que o magistério foi definido como extensão do trabalho produtivo e reprodutivo que as mulheres faziam em casa, não devemos nos surpreender que tais mudanças tenham ocorrido na composição de gênero da força de trabalho.”

A formação deve estar em primeiro lugar em sua carreira, senão perderá esse dom, deixando-o escorrer por entre seus dedos. E as qualidades necessárias aobom professor ou professora são as dimensões que envolvam as qualidades emocionais, políticas, éticas, reflexivas e críticas, e sobretudo as de caráter do saber: o conhecimento acima de tudo e a pesquisa constante. Segundo Ivani Fazenda [3]:

“Aprender a pesquisar, fazendo pesquisa, é próprio de uma educação interdisciplinar, que, segundo nossos dados, deveria se iniciar desde a pré-escola. Umadas possibilidades de execução de um projeto interdisciplinar na universidade é a pesquisa coletiva, em que exista uma pesquisa nuclear que catalise as preocupações dos diferentes pesquisadores, e pesquisas-satélites em que cada um possa ter o seu pensar individual e solitário. Na pesquisa interdisciplinar, está a possibilidade de que cada pesquisador possa revelar a sua própria potencialidade, a...
tracking img