Clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução – Relatório
No âmbito da disciplina de Biologia, foi-me solicitado pela docente Dra. Isabel Ferreira, a elaboração da presente estudo, que tem como tema central “Clonagem Humana”.

Neste trabalho em que a comissão de especialistas vai representar Portugal na ONU para a elaboração de um tratado internacional sobre clonagem, decidiu pedir um parecer prévio a diferentes especialistasno sentido de melhor articular a posição nacional, cabendo a “nós” colaborar com a comissão, assumindo um determinado papel, como:

. Médico;

. Geneticista;

. Padre Católico;

. Representante da Comissão de Bioética;

. Defensor da Clonagem Humana;

. Cidadão Comum.

Como tal, assumi o papel de defensor da clonagem humana em que pronuncio, entre outros aspectos, sobre a importânciada clonagem humana, o interesse de utilizar a clonagem humana como técnica reprodutiva, assim como, a importância da clonagem humana como método terapêutico, produzindo um parecer com a “minha” (da personalidade que assumi) opinião sobre os eventuais aspectos que devem ser contemplados no tratado.

Espero que este trabalho esteja do seu agrado e que o esclareça de prováveis dúvidas.Introdução da Clonagem – Informação
Conceito

O termo clone foi criado em 1903 pelo botânico Hebert J. Webber enquanto pesquisava plantas no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Segundo Webber, clone provém do grego klón que significa broto vegetal.

Este termo designa um conjunto de células, moléculas ou organismos descendentes de uma outra célula e que são geneticamente idênticas àcélula original.

Desta forma, a clonagem é um processo de reprodução assexuada onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais (microorganismo, vegetal ou animal) a partir de uma célula mãe.

É um mecanismo comum de propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários. Em humanos, os clones naturais são gémeos univitelinos, seres que compartilham do mesmo DNA, ou seja, do mesmo materialgenético originado pela divisão do óvulo fertilizado.

Ovelha Dolly

Os clones não chamaram muita atenção durante anos, pois a clonagem se restringia principalmente a plantas e protozoários. Porém em 1996, um anúncio marcou a história da genética. O escocês Ian Wilmut, do Instituto Roslin, de Edimburgo, com a colaboração de uma empresa de biotecnologia conseguiram a proeza de mostrar que erapossível a partir de uma célula somática diferenciada clonar um mamífero, tratava-se de uma ovelha de raça Finn Dorset chamada de Dolly.

O maior feito dos cientistas, foi fazer com que uma célula adulta se tornasse totipotente (célula-tronco) de novo. As células totipotentes possuem a capacidade de se diferenciarem em diferente tipos de células, em um processo antes considerado irreversível.Como foi realizado o processo de clonagem da ovelha Dolly?

Os cientistas isolaram uma célula mamária congelada de uma ovelha da raça Finn Dorset de seis anos de idade e a clonaram numa cultura com baixa concentração de nutrientes. Com isso a célula entrou num estado de latência parando de crescer. Em paralelo, foi retirado o óvulo não fertilizado de uma outra ovelha, da raça Scottish Blackface,de cor escura. Desse óvulo não fertilizado foi retirado o núcleo, transformando-se num óvulo não fertilizado e sem núcleo. Através de um processo de electrofusão ocorreu a união do núcleo da ovelha da raça Finn Dorset com o óvulo sem núcleo da ovelha da raça Scottish Blackface, dando início à divisão celular, isto é, de uma célula em duas células, duas em quatro, quatro em oito e assim por adiante.Na fase de oito a dezasseis células, as células se diferenciam formando uma massa de células internas originado o embrião propriamente dito. Após seis dias, esse embrião, já com cerca de cem células, é chamado de blastócito. O blastócito foi colocado no útero de uma outra ovelha da raça Scottish Blackface que funcionou como “barriga de aluguer”. Após a gestação, esta ovelha escura deu à...
tracking img