Transporte de residuos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte de Resíduos de Saúde
Resumo Executivo:
No princípio uma Idéia. Hoje uma realidade.
Para Transformarmos esta idéia em realidade, foi necessário transportá-la no tempo, utilizando sabedoria, competência, valores humanos e juntamente a esses belos objetivos, um grande desejo de vencer.
A Biotec Transportes de cargas Ltda foi fundada em 03/01/2011, no município de Jacareí. Desde entãoé administrada por profissionais formados em administração.
Atualmente, a empresa se destaca no mercado de transporte de resíduos hospitalar atuando com grande na cidade de Jacareí.
Produtos e Serviços:
Atentos aos tipos de resíduos que possam causar impacto nocivo ao meio ambiente, nosso produto e serviço é transportar resíduos de risco da área da saúde.
As peculiaridades dos mesmos, aforma de acondicionamento e seu respectivo destino têm como embasamento normativo, entre outros;
Conforme a NBR n0 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – Resíduos nos estado sólido e semi-sólido, são os que resultam de atividades hospitalares, e dos demais estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, cabendo aos mesmos o gerenciamento de seus resíduos sólidos, desde ageração até a disposição final, de forma a atender aos requisitos ambientais e de saúde pública.
A Res. 283 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA - de 12 de julho de
2001 define Resíduos de Serviços de Saúde ( RSS) como aqueles provenientes de qualquer unidade que execute atividades de natureza médico-assistencial humana ou animal, os provenientes de centros de pesquisa, desenvolvimento ouexperimentação na área de farmacologia e saúde, medicamentos e imunoterápicos vencidos ou deteriorados, aqueles provenientes de necrotérios, funerárias e serviços de medicina legal e aqueles provenientes de barreiras sanitárias. Os resíduos hospitalares favorecem um ambiente para o aparecimento de vetores como insetos e roedores, podendo gerar perigo a saúde humana e ao meio ambiente quandoindevidamente tratado, armazenado e transportado.
Se não forem manipulados adequadamente podem ocasionar acidentes com graves conseqüências para os trabalhadores, notadamente os pérfuro-cortantes, que podem contrair doenças como hepatite e AIDS além do que podem contribuir para a infecção hospitalar.
O descartado, oriundo das atividades, supra mencionado, são classificados como perigosos devendoexistir uma classificação de cada grupo para distinguir cada material restituído.

CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS (RESOLUÇÃO Nº 283, DE 12 DE JULHO DE 2001)
Resíduos Grupo A
Resíduos que apresentam risco à saúde pública e ao meio ambiente devido à presença de agentes biológicos:
- inoculo, mistura de microrganismos e meios de cultura inoculados provenientes de laboratório clínico ou de pesquisa, bemcomo, outros resíduos provenientes de laboratórios de análises clínicas;
- vacina vencida ou inutilizada;
- filtros de ar e gases aspirados da área contaminada, membrana filtrante de equipamento médico hospitalar e de pesquisa, entre outros similares;
- sangue e hemoderivados e resíduos que tenham entrado em contato com estes;
- tecidos, membranas, órgãos, placentas, fetos, peças anatômicas;- animais inclusive os de experimentação e os utilizados para estudos, carcaças, e vísceras, suspeitos de serem portadores de doenças transmissíveis e os mortos a bordo de meios de transporte, bem como, os resíduos que tenham entrado em contato com estes;
- objetos perfurantes ou cortantes, provenientes de estabelecimentos prestadores de serviços de saúde;
- excreções, secreções, líquidosorgânicos procedentes de pacientes, bem como os resíduos contaminados por estes;
- resíduos de sanitários de pacientes;
- resíduos advindos de área de isolamento;
- materiais descartáveis que tenham entrado em contato com paciente;
- lodo de estação de tratamento de esgoto (ETE) de estabelecimento de saúde; e
- resíduos provenientes de áreas endêmicas ou epidêmicas definidas pela autoridade de...
tracking img