Climaterio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Considerações gerais

De acordo com o Comitê de Nomenclaturas da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, o climatério é a fase durante sua vida que a mulher passa do estágio reprodutivo para o não reprodutivo. Essa fase é caracterizada pelos sinais designados "sintomas do climatério". Pré-menopausa é o período que precede a menopausa propriamente dita, caracterizada por um ciclomenstrual irregular e o aparecimento de alguns sinais e sintomas da menopausa. A menopausa é caracterizada pela última menstruação, ou seja, a partir daquela data a mulher passa para o período não reprodutivo, que ocorre durante o climatério.
Pós-menopausa, período que se inicia após a menopausa, entretanto, não se pode determinar o período exato do início dessa fase.
Há dois tipos de menopausa,classificadas de acordo com a causa.
1. Menopausa fisiológica: durante o período embrionário a oogêneses começa no ovário por volta da terceira semana de gestação. É estimado que nos ovários do feto haja cerca de 7 milhões de oogônias na 20ª semana de gestação e, depois do sétimo mês de gestação não são mais formados novos oócitos. Ao nascer eles são, aproximadamente, 2 milhões de oócitos e, atéa puberdade são reduzidos à 300.000. E somente cerca de 400 - 500 vão sofrer maturação durante o período reprodutivo da mulher.
A menopausa, aparentemente, acorre na mulher por dois processos. Primeiro, os oócitos que responde às gonadotrofinas desaparecem do ovário e, segundo, as poucas que sobram não respondem ao estímulo das gonadotrofinas.
Não parece haver relação entre a menarca e oinício da menopausa. Casamento, gravidezes, altura, peso e uso prolongado de contraceptivos orais também não parecem Ter relação com a idade da menopausa. Entretanto, fumar está associado à menopausa precoce.
Cessação espontânea da menstruação antes dos 40 anos é chamada de menopausa prematura ou falência prematura ovariana, as razões dessa falência prematura são desconhecidas. Processos infecciosos dotrato reprodutivo podem causar dano nas estruturas foliculares precipitando, assim, a menopausa. Exposição à radiações ionizantes, assim como, algumas drogas também podem levar a uma menopausa precoce.
2. Menopausa artificial: é a cessação permanente da função ovariana pela remoção cirúrgica dos ovários ou pela radioterapia. Geralmente é ocasionada pelo tratamento de patologias intrabdominaiscomo tumores ovarianos, endometrioses e outros.

Alterações neuroendócrinas do climatério
As duas maiores funções do ovário, endócrina e gametogênica, são reguladas por impulsos oriundos do eixo hipotálamo-hipófise-ovário. O cérebro participa da função reprodutivo através da liberação, pelo hipotálamo, de GnRH, que é liberado de forma pulsátil, assim como as gonadotrofinas hipofisárias.
Duranteo período neonatal e fase pré-púbere, a secreção de FSH é maior que a do LH, e o padrão pulsátil está ausente. Na puberdade, a secreção de LH aumenta durante o sono, com característica pulsátil até a fase puberal e iniciar o padrão secretório do adulto, onde temos níveis mais elevados de LH que FSH. Nessa fase a liberação é pulsátil, enquanto que, no período pós-menopausa a pulsatilidade cessa eambas as gonadotrofinas se elevam

Fatores que interferem na secreção de GnRH:
a) Ovariano: os esteróides ovarianos podem aumentar ou diminuir a sensibilidade hipofisária ao decapeptídio. O feedback negativo dos esteróides sexuais é exercido ao nível hipotalâmico e hipofisário. Já o feedback positivo há claras evidências de que o pico pré-ovulatórios das gonadotrofinas é provocado por um aumentonos níveis de estradiol circulantes.
b) Hipofisário: os efeitos fisiológicos diretos do LH e FSH sobre os sistema neuronal GnRH ainda não estão bem estabelecidos. Entre outros hormônios hipofisários, a prolactina (PRL) é secretada episodicamente e com variações circadianas.
c) Hipotalâmico: a auto-regulação hipotalâmica deve-se a contatos, provavelmente, sinápticos entre neurônios GnRH,...
tracking img