Climaterio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
pONTIFICÍA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

MEIA IDADE (CLIMATÉRIO)

Curitiba
2012
Ana Caroline Rocha
Carla Peres De Lima
Cicera Alane Alexandre Bisbo
Guilherme Coelho do Amaral
Marta Aparecida Santos da Fonseca Raymundo
Mayara Gomes Ferreira
Moacir Antonio Ribeiro
Pollyana Silva De Lima

Trabalho acadêmico apresentado paraavaliação parcial da disciplina de Psicologia Aplicada ao Serviço Social II,ministrado pela Professora Ana Maria Moser.

Curitiba
2012

Sumário

1.Introdução 4
2.O que é cliamtério 5
3. Climatério feminino 5
3.1 Diagnóstico 6
3.2 Tratamento 6
4. DAEM(Deficiencia andrógena do envelhecimento masculino) 6
4.1. Diagnóstico 74.2.Tratamento.....................................................................................................7
5 . Climatério e Serviço e Social.... .....................................................................8
Conclusão............................................................................................................9Referências........................................................................................................10

1 introdução

Atingindo a população de meia idade, entre 45 e 50 anos, o climatério, altera a produção dos hormônios na população feminina e masculina, com sintomas singulares para cada gênero, sendo que na mulher tem como maior consequência durante o processo, a interrupção da fertilidade. O envelhecimento da população brasileira é fato de acordo com órgãos de pesquisa (IBGE). Cominfluência de fatores biológicos, psicossociais e até mesmo culturais, o envelhecimento populacional requer atenção e políticas próprias já que síndromes fisiológicas como o climatério fazem crescer a procura dos serviços de saúde, necessitando de profissionais capacitados para orientar e indicar o tratamento ideal para cada paciente.

2 O que é climatério?

Na medida em que as pessoasenvelhecem, acontece de maneira natural uma significativa diminuição da produção de hormônios, na mulher o estrogênio e no homem a testosterona principalmente. Essa redução provoca em ambos um fenômeno denominado climatério. Nos dois sexos esse fenômeno provoca mudanças tanto biológicas como fisiológicas, isso ocorre a partir dos 45 anos para mulheres e 50 para os homens, com algumas característicassimilares e outras bem distintas. Para muitos, essa é uma fase muito delicada, já que essas alterações vão influenciar diretamente na qualidade de vida de ambos os sexos já que estão sujeitos a alterações de humor e perda da libido.

3 Climatério Feminino
Os principais hormônios femininos são a progesterona e o estrogênio, no processo do climatério, estes dois hormônios responsáveis também pelaovulação deixam de ser produzidos, desencadeando alguns sintomas e por fim a menopausa, que é quando a mulher deixa de ovular e passa a ser infértil. Os sintomas mais comuns são:
* Fogachos (ondas de calor) que estão associados aos suores intensos e, às vezes, a tonturas e palpitações.
* Suores noturnos, que fazem a mulher acordar a noite, prejudicando o sono.
* Depressão eirritabilidade, que podem ser agravadas por problemas domésticos e no trabalho.
* Alterações nos órgãos sexuais, como por exemplo, coceira e secura vaginal, que causam dor e desconforto durante as relações sexuais.
* Diminuição do tamanho das mamas e perda de sua firmeza.
* Perda da elasticidade da pele, principalmente da face e a do pescoço.
Além disso, existem sintomas que não aparecemimediatamente, e sim em longo prazo, mas com consequências graves, sendo elas:
* Os ossos ficam mais porosos e frágeis consequentemente, denominado osteoporose, e que leva ao encurvamento da coluna e ao aumento do risco de fraturas, principalmente os quadris.
* Aumentam as gorduras que circulam no sangue e que se depositam na parede das artérias, tornando o risco de doenças cardiovasculares...
tracking img