Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A lingüística e o ensino de Português Cagliari Carlos Luís
O texto a lingüística e o ensino de Português, de Cagliari, tem como idéia central, discutir a forma que os professores ensinam e avaliamas crianças na alfabetização.
Enfoca também a escrita, linguagem formas gramaticais e o beneficio da lingüística no ensino do português.
Zenter
O texto está dividido em 6 tópicos, o ultimo tópicoconceitua os estudos da síntese, semântica, fonética, fonologia, morfologia, programática. Análise do discurso psicolinguística e sociolinguística.
Uma criança de 7 anos que entra na escola paraalfabetizar já é capaz de entender e falar a língua portuguesa com desembaraço e precisa, nas mais diversas circunstancia de vida. Ninguém precisou arranjar a linguagem em ordem de dificuldade crescentepara facilitar o aprendizado da criança. Ela simplesmente se encontrou no meio de pessoas que falavam e aprendeu.
A escola usa e abusa de força de linguagem para ensinar e para deixar bem claro o lugarde cada um na instituição e até na sociedade, fora dos seus muros.
A escola diz que quer ensinar, mas no final das contas percebe-se que ela ensina de maneira muito estranha e esconde mais do queamostra. Contudo cobra de seus alunos um conhecimento pleno, como se eles fossem obrigados a tê-lo, sem ele ministra-lo e sem eles poderem perguntar.
O professor de português deve ensinar aos alunos oque é uma língua, quais as propriedade, e uso que elas realmente tem, qual é o comportamento da sociedade e dos indivíduos com relação aos usos linguísticos nas mais variadas situações de suas vidas.A escola não parte do conhecimento que a criança tem de sua fala e da fala de seus colegas para a partir daí ensinar o que deve. A escola parte de um abecedário e de uma fala (típica de “professorprimaria”) completamente estranha a criança.
No ensino de português é fundamental, essencial e imprescindível distinguir três tipos de atividades ligadas respectivamente aos fenômenos da fala, da...
tracking img