Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como já vimos anteriormente uma organização é composta de pessoas que se relacionam para fazer algo. O que ela faz não pode ser feito por uma só pessoa e, para fazê-lo, as pessoas precisam interagir, não simplismente para um contato casual. As formas e os objetivos da cooperação são, em
grande parte, regulados e controlados pela organização.
Assim, a organização ensina e persuade o seu pessoala se comportar de acordo com as exigências de suas funções.
A análise da cultura da organização é, portanto, um requisito essencial para a compreensão do comportamento das pessoas que nela trabalham.
Se estivermos com os nossos olhos e mentes, bem abertos observaremos na
organização certas regularidades de comportamentos. Podem ser facilmente notadas como, por exemplo, nos modos de vestir daspessoas, nos adornos e na utilização dos espaços físicos do trabalho, nas maneiras como são tomadas as decisões ou nas manifestações de disputa pelo poder entre as gerências. Podem ser também acontecimentos de comportamentos padronizados pouco perceptíveis, como certas crenças não explicitadas claramente, mas compartilhadas por muitos membros da organização.

A cultura organizacional, até certoponto, cega as pessoas para outras realidades ou formas de fazer, parece que tudo aquilo que foi pregado é reconhecido como natural e normal. A partir daí, qualquer outra maneira de ser parece estranha e até inaceitável.
Assim, a organização, como um ente coletivo, tende a considerar o próprio modo de fazer como o mais correto.
Uma forte cultura organizacional oferece aos funcionários umacompreensão clara da maneira como as coisas são feitas. Ela oferece estabilidade à organização. Toda organização tem uma cultura e que, dependendo de sua força, pode ter uma influência significativa sobre o comportamento e as atitudes de seus membros.
A cultura funciona assim então como uma espécie de controle do comportamento individual, tornando-o mais semelhante aos dos demais membros daorganização.
Podemos dizer que a cultura organizacional, num sentido bem ampliado, é como um conjunto de mecanismos de controle - planos, receitas, regras, instruções - para governar o comportamento.
Por constituir-se num poderoso mecanismo de controle do comportamento, a
cultura organizacional tem forte impacto sobre grande parte das dimensões
organizacionais tais como produtividade, comprometimento,rotatividade, autoconfiança, motivação, exercício do poder, etc.
Buscar os fatores que tomam parte do processo de aprendizagem cultural parece ser, então, um passo importante para o estudo da cultura organizacional.
A verdadeira cultura da organização é revelada muito mais pelas práticas de tratamento aos empregados, fornecedores e clientes do que pelo discurso dos seus líderes.
Lamentavelmente, odiscurso dissociado da prática vem sendo o recurso preferencial de algumas organizações do nosso meio.
Podemos concluir que a cultura organizacional produz comportamentos funcionais que contribuem para que se alcancem as metas da organização. É também uma fonte de comportamentos desajustados que produzem efeitos adversos ao sucesso da organização
(Robbins 1996).
Uma função importante dacultura organizacional é distinguir uma organização de outras e de seu ambiente, proporcionando a esta uma identidade externa. Ela atua como um filtro de percepção, encorpado com estórias e mitos, os quais ganham significado a partir da rotina, eventos vivenciados freqüentemente, assim como em situações únicas.
Finalmente, cultura é um mecanismo de controle social. Através da cultura –
particularmenteuma forte e efetiva – a organização define a realidade com a qual os seus
membros irão viver. Estas socializam os novos membros de uma forma peculiar de fazer
as coisas e periodicamente re-socializa seus membros mais antigos.
A maior disfunção – conseqüência negativa – da cultura organizacional é a de criar
barreiras à mudança. Uma organização de cultura forte produz membros com um...
tracking img