Cliente fiel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A satisfação do cliente como condição primeira para a fidelização na empresa
Euclides Santana Silva 1
João Machado Neto 2


Resumo inicial: Satisfazer e fidelizar clientes no mercado globalizado em que vivemos é um verdadeiro desafio para as organizações. Oferecer os melhores produtos e/ouserviços, já não é mais o suficiente para um mercado tão ávido por mudanças. Um mercado onde o consumidor está cada vez mais exigente. Fidelizar é gerenciar clientes e não produtos. É tratar o cliente como um aliado, um parceiro e colaborador ativo da organização.
A fidelização é um processo complexo e de longo prazo pois, envolve todo o ambiente interno e externo, além de vários segmentos demarketings, principalmente o endomarketing e o marketing de relacionamento. Cliente satisfeito e fidelizado é a alma de qualquer negócio bem sucedido. Fator essencial para a liderança e a permanência num mercado altamente competitivo.

Palavras chaves: Satisfação, fidelização, cliente e organização.


Abstract initial: To satisfy and fidelizar customers in the world globalization in that lived iti the true test goes the organizations. To offer the best products e/ou services no longer it is enough to such an avid market for changes and more and more demanding, in a consumer's function that never to be totally satisfied. Especially because, fidelizar is gerenciar customers and non products. It is to have him/it as an ally, a friend, partner and collaborator assets of the organization.
Thefidelização is a complex process and of long period because it involves the whole internal and external atmosphere, besides several marketing segments, mainly the endomarketing and the relationship marketing. Satisfied customer and fidelizado is the soul of any business well happened. Essential factor for the leadership and the permanence in the market.

Key words: Satisfaction, fidelity,customer and organization.


INTRODUÇÃO
Não é de hoje que a satisfação e fidelização do cliente tem sido um desafio para os administradores. Desde as décadas de 80 e 90, com o surgimento da globalização, vários fatores vieram a contribuir para uma série de mudanças em todos os segmentos do mercado. Com uma economia globalizada, surgiram novos conceitos, novos rumos para as empresas e um novoperfil de consumidor, com grande poder de barganha. E isto, tem sido decisivo pelo fato de levar as empresas a estarem sempre buscando o aperfeiçoamento de seus processos e a agregação de valores em seus produtos, para melhor atender as necessidades do cliente.
[1]

Satisfação e fidelização de clientes são fatores que sempre contribuíram para o sucesso das organizações. Mais foi a partirda globalização, que estas tiveram que dá mais atenção a esta nova ferramenta, ideal para manter, no mínimo, uma constante, nas vendas e no relacionamento com todos os colaboradores. Também tiveram que rever seus conceitos e passaram a cuidar melhor do ambiente interno, a investir mais em treinamento e capacitação de funcionários, melhoria da qualidade de produtos e serviços e melhoria nossistemas de informações gerenciais. As organizações adquiriram também uma nova visão no que diz respeito à responsabilidade social e as questões ambientais. Tudo isso, para adquirir mais confiança e melhor interagir com a comunidade e todo o ambiente, objetivando assim, também atrair, satisfazer e fidelizar o cliente.
Porém, a questão não é só conquistar o cliente, o que poderá ser conseguidoatravez de uma política de preços, promoções, prazos, liquidações e etc. Hoje, no entanto, o que mais interessa para as empresas é estreitar o relacionamento com o cliente e mantê-lo sempre satisfeito e dentro do ciclo de negócios da empresa. Mais nem por isso, deve-se deixar de lado a conquista de novos clientes, pois se o normal é que toda empresa procure a expansão e o crescimento, então,...
tracking img