Classisismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A DESCRIÇÃO DO AMOR NOS SONETOS CLASSICISTAS DE CAMÕES E ANTÔNIO FERREIRA


Luiz Gabriel da Silva **


RESUMO:
O presente artigo tem por finalidade fazer uma análise de modo comparativo sobre o Amor nos sonetos “Transforma-se o amador na cousa amada” , de Camões, e “Quando eu vejo sair a menhã clara”, de Antonio Ferreira.




1. INTRODUÇÃO

O CLASSICISMO PORTUGUÊS

O Classicismoportuguês é um período artístico que é visto como uma época em que ocorreu o progresso da poesia nas suas mais variadas representações como na lírica, épica e na prosa. Na prosa, por exemplo, desempenho de um papel importante, chamado então de “literatura de viagens” e ligado aos descobrimentos marítimos. Cultivou-se ainda o gênero dramático, entrelaçado a tradição vicentina e medieval, tanto naforma de comédias e tragédias.
Na poesia lírica apresenta-se o uso dos versos decassílabos e o uso de poemas na forma de soneto. Neste período houve uma tentativa de renovação, incorporando-se a poesia o pensamento de imitação da natureza, que imitava a pesquisa da realidade humana em busca do que nela havia na coletividade a todos os homens, de universal. Outro fato importante é o neoplatonismo,com sua proposta de contínuo aprimoramento espiritual, tornou-se uma constante temática nos versos, os poetas clássicos revivem a idéia de Platão de que o amor deve ser sublime, nobre, espiritual, límpido. Desenvolveram-se esforços para acomodar idéias e formas de expressão da antiguidade clássica e da Itália renascentista.







*Texto elaborado para a disciplina de LiteraturaPortuguesa I.
**Graduando de Letras/ Português/Espanhol da Universidade Federal do Rio Grande.


Os poetas perseguiam uma expressão que estabelecia a harmonia, o sóbrio e capaz de transmitir o domínio que a razão exercia sobre a emoção individual. Inspirando-se em modelos medievais e renascentista, e imprimindo-lhes suas marcas pessoais e suas impressões, ultrapassaram o universo rítmico etemático da poesia lírica portuguesa. O Classicismo emerge durante o espaço medieval e o capitalismo torna-se consistente.
Algumas características gerais são mais relevantes neste período literário, como a imitação dos autores clássicos gregos e romanos da antiguidade, uso da mitologia dos deuses, Racionalismo Predomínio da razão sobre os sentimentos, o uso de linguagem sóbria, simples, sem excessode figuras de linguagem, o universalismo, o nacionalismo, clareza e simplicidade, neoplatonismo amoroso, busca do equilíbrio formal e introdução de versos decassílabos (medida nova).




2. ANÁLISE DOS SONETOS


No soneto, “Transforma-se o amador na cousa amada”, nota-se que o eu lírico trata de um amor platônico, em que o ser amado é idealizado por excelência, versos 1- 7, isto é, um amorem que o poeta relaciona um sentimento límpido em de ter em si, o próprio sentimento do amar. Nesse contexto, também se pode ser analisado na primeira estrofe quando o eu lírico evidencia que nele se faz presente a parte desejada, visto que, possui o sentimento que o nutre.
Porém, sente a necessidade da realização dos desejos carnais versos 6-14, mas busca ainda o encontro da “forma” deste amor.Esse fato se pode também ser comprovado no verso 6, quando o poeta questiona e se utiliza por meio de um ponto de interrogação tal afirmação ou ainda na utilização da conjunção “mas” empregada no verso 9.
O poeta expõe o ser amado de modo que contempla a sua alma e transforma o próprio sujeito lírico, pois ao longo do poema há indícios de um neoplatonismo amoroso que está representado no mundoexterior de forma a moldurar o que já está concretizado na alma .
Um fato importante no poema é que o amor não é sinônimo de dor para o poeta, ao longo do poema o eu lírico mostra-se sereno para falar neste amor que o torna latente e sem sofrimento, pois este amor vale a pena pelo simples fato de existir. Há também, uma forte expressão dos sentimentos platônicos, mas apresentado de maneira...
tracking img