Auto ajuda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
√1) Posso dizer que Platão nos mostra a experiência do Belo, trazida pela cultura antiga: O princípio da imitação, para definir a natureza da arte - as artes imitavam a realidade ,a estética para estabelecer as condições necessárias de sua existência e moral para julgar seu valor. O belo era de posse do objeto, que por sua vez era captado e estudado, subdividindo-se entre belo da arte e danatureza. Influenciada por Platão, a filosofia então estabelece uma hierarquia entre esses dois belos, considerando que o belo da natureza tinha primazia sobre o da arte.
Na Idade Média: Com o Império Romano em queda e com a dispersão do pensamento, não se discutia a questão da estética. O belo era considerado pertencente a Deus e não considerado nas discussões sobre as artes, que tinham como funçãotransmitir a doutrina cristã para aqueles que não sabiam ler.
No Renascimento: Surge com o fim do período conhecido por " Idade Média " juntamente à filosofia denominada Humanismo. Nesse período, o belo retorna à esfera das artes por meio de outro conceito, o de natureza. Passa então a ser tarefa do artista, a identificação e destacar da natureza os mais belos aspectos da criação divina.
Navisão de Hegel: Elabora um sistema filosófico, a qual a filosofia da arte submetia e contribuia para fazer dessa filosofia o que ela é hoje: uma reflexão que possui , como um de seus fins últimos, justificar a existência e o valor da arte.
√2)No período da formação cultural grega, as estátuas gregas apresentavam semelhanças com as estátuas egípcias. Por falta de expressão criaram o sorriso arcaico,uma forma de identidade para as estátuas egípicias.
A grécia produziu os conceitos de história, filisofia e arte. E por meio de mitos e do destino, tentou explicar a vida. Em arte, teve o surgimento do teatro, desenvolvimentos arquitetônicos e pinturas. Os gregos também dominavam plenamente as relações de proporções anatômicas.
Logo a Grécia é invadida pelos romanos cuja conquista era acultura. Assim nasce a cultura greco-romana, que nós conhecemos. Se na Grécia os deuses recebiam forma de homens ideais, em Roma era diferente, os homens eram idealizados para se tornarem deuses na figura dos governantes.
Os egípicios representavam o que sabiam e os gregos reproduziam o que viam.
√3)No Ocidente, com a instabilidade dos novos reinos, envolvidos em conflitos e sem recursos para manterartistas profissionais, ocorreu um declínio técnico com o desaparecimento da profissão do artista.
Com o cristianismo dominando, começaram as contruções de igrejas que era maior motivação e orgulho de cada aldeia para criar compe.tições entre vilas.
Na Ille de France, uma nova técnica surge com proposito de criar estilos chamados de góticos. Trata-se de uma descoberta de que poderia usar todo opeso do telhado sobre colunas substituindo o arco de plena na construção de problematicos telhados. Um exemplo desse estilo de contrução no século seguinte, foi a igreja de Notre Dame.

√4- A Arte Renascentista busca retomar a arte do período do império romano, assim sendo, buscam retomas o Classisismo greco-romano, com figuras em definição clássica, olhos olhando para o infinito, semexpressões marcantes, sem emoção, figura altiva, olhos "vazios" (sem a parte interna do olho).
Já o Barroco apela para o Emocional, figuras carregadas, destorcidas, com cores vibrantes, com alto nível de expressividade nos olhos e boca, muito dourados, ou seja, busca despertar a emoção do observador.
A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. Ascaracterísticas marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomia correta e exatidão nos contornos, temas "dignos" e clareza.
Na pintura, a influência neoclássica está submetida ao romantismo. A composição e o desenho seguem os padrões de sobriedade e equilíbrio, mas o colorido reflete a dramaticidade romântica.
No...
tracking img