Auto ajuda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os textos de auto-ajuda estão cada vez mais ganhando êxito no ambiente literário. A promessa de soluções imediatas para resolução dos problemas são as propostas postas por estes livros, o que, defato, atrai o público. Eles exploram o ponto chave do ser humano, a “auto-estima”, propondo paradigmas que irão valorizar o indivíduo, ou melhor, os indivíduos, já que a resposta para os “problemas”seriam universais, ou seja, o leitor é o de menos. A afirmação anterior contradiz toda a idéia de subjetividade, excluindo toda a carga histórica do sujeito e toda realidade a qual estamos inseridos. Semdúvidas, é muito atrativa a forma fácil pela qual o problema é encarado, se, de fato, chegasse a funcionar.
Na verdade, estimula o individualismo do ser humano e exclui toda a psicologia no momentoem que não firmam nenhum compromisso do ser com a sociedade. Quando se prioriza que todas as repostas estão dentro de nós, em linhas gerais, estão pregando nossa auto-suficiência, e que não hánecessidade do próximo, isso tende a favorecer uma competitividade. Nas teorias de auto-ajuda, o desejo do indivíduo é totalmente suficiente para suprir seus anseios, desconsiderando a oportunidade, que éessencial, você pode desejar ou almejar, tentar fazer por onde conseguir, mas, se não houver oportunidade, seu desejo continuará existindo sem qualquer eficácia. O que certamente poderá acontecer com oleitor desse estilo de livros é se deparar com o mesmo problema mais a frente, causando um emaranhamento em sua mente.
Os discursos de auto-ajuda não podem ser confundidos com a psicologia, muitasvezes esses se apropriam de termos científicos modificando seu significado ou utilizando os de forma indevida, não há nenhuma fundamentação para suas teorias, nem alguma ligação com a ciência.Portanto, são técnicas sem embasamentos e sem caráter científico ou psicológico que estão se promovendo sobre falsas promessas. Propiciam lucros em cima de problemas e de dificuldades daqueles que procuram...
tracking img