Classes sociais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Classes sociais no Brasil

[1]

São frequentes as análises sobre a organização das classes socioeconômicas no Brasil. Atualmente, observa-se no país uma estrutura social típica de qualquer nação capitalista contemporânea, com três classes distintas. Justamente como qualquer nação em desenvolvimento, o maior contingente populacional se encontra classificado como parte das classes sociais maisbaixas.

Embora sejam vistas como uma instituição social já antiga, as classes sociais tais como as conhecemos no Brasil atual tem suas origens datadas do início dos anos cinqüenta, quando o país passou a vivenciar um verdadeiro boom de crescimento econômico que duraria até o final dos anos setenta. Foi exatamente esse furor econômico que possibilitou a criação de algo até então inédito nahistória do país, a classe média brasileira.

Em uma rápida análise da organização dessas classes no país, percebe-se a seguinte distribuição:

[pic]
[pic]
Vista dos Jardins, reduto paulistano das classes mais abastadas.
A classe mais abastada e com maior poder de renda, é composta de quatro grupos sociais distintos, sendo que há exceções, por que existem famílias nobres (elite tradicional,ilustres e que detinham grande fortuna antigamente), ou as tradicionais, ilustres e que detinham grande fortuna antigamente, portanto, as pessoas que pertencem a este grupo, embora não tenham um ganho mensal altíssimo como osempresários de sucesso, estes participam de associações elitistas, tem um status social elevado e vivem na classe alta. Os grupos sociais da classe social mais abastada são:1. os que dirigem diretamente a maquinaria capitalista do país. Composto por grandes empresários, grandes banqueiros, grandes acionistas, grandes fazendeiros, grandes industriais, etc.
2. os que gravitam em torno desse núcleo principal. Composto de diretores, assessores e gerentes de grandes empresas e indústrias em geral, e também de donos de empresas que assessoram as maiores.
3. osaltos funcionários do Estado. Composto por juízes, desembargadores, funcionários bem situados dentro dos três poderes, presidentes de empresas estatais, promotores, políticos, professores universitários bem graduados, funcionários estatais eleitos, militares de alto escalão, etc.
4. os que sobrevivem dos gastos dos quatro grupos, ou seja, aqueles que prestam serviços indiretamente ou atendemdiretamente a classe mais abastada, e pelo seu ganho, pertencem a ela. Tendo suas variações, como profissionais liberais escritores, bem-qualificados ou que ocupam funções políticas e/ou de direção. Composto por médicos, proprietários de bares chiques, de clubes, de academias caras, de colégios particulares, de cursos de línguas conceituados, advogados bem-qualificados, engenheiros conceituados oubem-qualificados, arquitetos bem conceituados, donos de construtoras famosas e tradicionais, especialistas, etc.
Tendo as suas exceções.

[pic]
[pic]
Panorama de um bairro de classe média da cidade de São Paulo.
É com base na alta renda desses grupos sociais que se forma uma nova camada de clientes. Discute-se então a nova classe média brasileira, criada pela expansão do emprego público e pelacriação de empregos privados que exigiam qualificação intermediária.

1. os trabalhadores que prestam serviços diretamente aos grupos mais ricos. Em suma, cozinheiros-chefes, pilotos e motoristas bem-qualificados, vendedores de lojas mais caras, empregadas domésticas mais qualificadas, professores doutorados de colégios e universidades particulares e de cursinhos, seguranças bem-qualificados,etc.
2. os profissionais com ensino superior empregados em funções medianas em empresas. Composto por chefes em geral, analistas, engenheiros recém-formados, plantonistas de clínicas particulares, professores sem doutorado do colegial de colégios privados, etc.
3. os profissionais com ensino superior, funcionários públicos em empregos bem situados. Composto por médicos do sistema...
tracking img