Planos, programas e projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS

Autor

RESUMO
As empresas diariamente enfrentam dificuldades que necessitam de agilidade e eficiência para serem solucionadas. Em busca dessas soluções as empresas elaboram seus planos, programas e projetos, padronizam métodos e organizam as atividades. Todo esse trabalho é estruturado e controlado pela área de Gerenciamento de Projetos que necessita da área deRecursos Humanos para executar física e mentalmente todo o trabalho, contratando, alocando, treinando e incentivando as pessoas necessárias para realizar mudanças na empresa. Por outro lado a área de Gerenciamento de Recursos Humanos necessita da área de Projetos para: criar os métodos que organizam e padronizam os seus trabalhos, apontar as necessidades de contratação e alocação de pessoas,realizar o levantamento das dificuldades no atendimento dos objetivos da empresa e se reorganizar internamente. O presente trabalho empenha-se em identificar no paralelo entre o Gerenciamento de Projetos na área de Recursos Humanos e o Gerenciamento de Recursos Humanos na área de Projetos qual a importância das pessoas como fator de produção e associação entre os planos, programas e projetos. Como estefato pode ser relevante para a empresa ser bem sucedida ou não, de que maneira as pessoas estão ligadas as características de um projeto e como o Gerenciamento de Projetos e de Recursos Humanos podem ser afetados pelas pessoas.

Palavras-chave: Projetos, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Recursos Humanos

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas contam com vários instrumentos daadministração moderna para resolver problemas que necessitam de habilidades. Esses problemas podem ser grandes ou específicos, podem surgir da necessidade de atender aos pontos graves do negócio, podem ser para atender a demanda de um cliente, podem atender um avanço tecnológico ou uma legislação entre outros.
Dentro destes instrumentos o que mais se destaca é o Gerenciamento de Projetos que aomesmo tempo em que emprega métodos, conhecimento, habilidades e técnicas, analisa, molda, otimiza e controla os processos que envolvem documentos, aplicações e recursos humanos.
Através do Gerenciamento de projetos as empresas conseguem criar, identificar, alocar e utilizar todos os recursos disponíveis para atingir um determinado objetivo em um determinado espaço de tempo pré-definido.
Porém, énecessário que Gerenciamento de Projetos seja formado por uma equipe de pessoas que façam a maior parte do trabalho, que sejam suficientes para realizar o trabalho, que tenham habilidades, competências e capacidade de realizar o trabalho e de colaborar uns com os outros de maneira eficaz, para que realize todos os requisitos.
O Gerente de Projeto, através de conhecimentos, habilidades e recursosdeve ser capaz de transformar uma vaga idéia na mente da alta gerencia em um sistema claramente justificado, capaz de ser medido que atinja uma meta organizacional de grande importância ajudando a empresa a solucionar problema e a realizar tarefas importantes.
Neste momento, o Gerenciamento de Recursos Humanos deve estar estruturado para poder suprir a necessidade da empresa de atender esteprojeto e ter a mão essas pessoas que irão trabalhar no projeto.
O presente trabalho apresenta resumidamente as definições de planos, programas e projetos com a finalidade de mostrar a relevância das pessoas para a interação do Gerenciamento de Projetos com o Gerenciamento de Recursos Humanos, como fator de produção e como agentes de mudanças nas empresas.
Na análise do estudo de caso foiefetuado apenas o levantamento de dados da área de Recursos Humanos não sendo, portanto, ressaltados neste trabalho as outras áreas que continham no estudo de caso original.


2 DEFINIÇÕES

Toda empresa que mantém uma estrutura organizada e orientada para o desenvolvimento elabora seus planos, programas e projetos.
Conforme o estudo das definições de Baptistas (1981) conclui-se que:
*...
tracking img