Classes gramaticais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cercas para Ovinos
Devem ser construídas com fios de arame liso, bem esticados, distribuídos de maneira que impeçam a saída dos ovinos, em todas as idades.
As cercas podem ser internas e externas.
Quando as cercas são construídas para proteger potreiros de criação conjunta de bovinos e ovinos, usam-se moirões (postes), distanciados 10 metros um do outro. A cerca deve iniciar com um mestre(poste grande, unido por uma retranca, formando um "H"), que é utilizado nos cantos desta ou em ligações de duas cercas. O mestre serve para dar sustentação à cerca. Além disso, entre os moirões, distanciadas a cada dois metros, usam-se tramas (balancins). Estas devem possuir 1,30 m de comprimento e os moirões, 1,80 m, pois 50 cm será fixado no subsolo.
A disposição dos fios pode ser, de baixopara cima, na seguinte proporção: o primeiro fio de arame deve ficar a 10 cm do solo; entre o primeiro e o segundo, segundo e terceiro, terceiro e quarto fios: 15 cm. Entre o quarto e o quinto fios: 22 cm; entre o quinto e o sexto fios: 23 cm. Entre o sexto e o sétimo fios: 30 cm.
As depressões no terreno e córregos merecem atenção especial, para evitar a saída dos animais. Para isso, utiliza-se orecurso de aramados auxiliares (redes).
No entanto, se a propriedade já possuir cerca para bovinos, mesmo de arame farpado, basta acrescentar, nos espaços inferiores, dois a três fios de arame liso. Para uso exclusivo de ovinos, remove-se o fio superior.
Quando as cercas são construídas apenas para contenção de ovinos, recomenda-se a altura máxima de um metro. Esta altura é recomendável,também, para utilização de cercas internas. Estas podem ser construídas, também, com tela e arame eletrificado (cerca elétrica).
A cerca elétrica se constitui numa maneira econômica de subdivisão de pastagens. Pode ser construída fixa ou móvel. No entanto exige bons aparelhos, boas instalações e manutenção constante.
A cerca elétrica para ovinos é construída com estacas de 90 cm, fixadas ao solo,numa profundidade de 30 cm. é aconselhável o uso de moirões nas extremidades para dar sustentação. O primeiro fio deve ficar distante do solo, 25 cm e entre este e o segundo fio, 35cm.
Quando a cerca for construída para bovinos e ovinos, as estacas devem ser maiores, e o terceiro fio deve distar do solo 85 cm.



Cercas/Curral para Bovinos:
Localização
O terreno escolhido deve estar bemposicionado em relação à sede e às invernadas, visando à facilidade de acesso e manejo. A localização no centro da propriedade, antecedendo a construção de cercas e outras benfeitorias, é a melhor opção. Entretanto, através de simples instalações de acesso ao curral, construídas com cercas de arame, é possível garantir uma eficiente condução dos animais ao interior do curral.
O local deve ser firmee seco, preferencialmente plano, não sujeito à erosão.

Dimensionamento: A capacidade total do curral é calculada em 500 reses, levando-se em conta a área útil e a relação de 2 m2/cabeça. Quando o manejo inclui aparte, a lotação fica restrita aos currais de depósito (200/300 reses), reservando-se os currais de aparte para separação dos animais. Outras benfeitorias, que devem ser construídasanexas ao curral (curralão, manga de recolhida, piquetes, etc.), além de faciIitar o manejo e acesso ao interior do mesmo, permitem ampliar, com instalações simples, a capacidade de reunir animais que serão trabalhados em lotes de até 500 teses por vez.

Preparo do terreno: Procede-se, inicialmente, à limpeza do terreno, que deve ficar livre de toda vegetação e detritos. Posteriormente, faz-se umamovimentação de terra no círculo aproximado onde deverá ser instalado o curral, no sentido de fora para dentro, visando obter uma superfície redonda, semelhante a uma calota esférica, com cerca de 2% de inclinação. Esta operação visa favorecer o escoamento das águas pluviais, impedindo a formação de lama nos pontos de maior movimentação de gado.
Finalmente, acrescenta-se uma camada de cascalho...
tracking img