Mrs dalloway

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS DA LÍNGUA INGLESA

Docente: Flávia
Discente: Vanessa Alves Ferreira

ANÁLISE DAS OBRAS MRS. DALLOWAY E ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

Rondonópolis-MT
Janeiro de 2013
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análisecomparativa entre duas obras da literatura modernista, que são Mrs. Dalloway de Virginia Woolf e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. Embora as duas obras narrem histórias distintas, existe vários aspectos que podem ligar os dois romances, entre eles destacam os personagens e suas identidades e o período no qual os romances foram escritos.
As obras foram escritas na primeira metade do século XX naLiteratura Modernista e ambas fazem uma crítica ao período no qual os seus respectivos escritores viveram. No romance Mrs. Dalloway, Virgínia descreve os traumas ocasionados pela Primeira Guerra Mundial e a vida da sociedade sobre o regime vitoriano. Aldous Huxley, por sua vez, descreve em seu romance uma sociedade extremamente organizada, o oposto da sociedade que ele vivenciou em 1931, e faz“uma crítica ao crescente poder de sistemas tecnocráticos como os Estados Unidos, Brave New World ficou famoso por mostrar uma sociedade na qual os seres humanos são fabricados em tubos de ensaio e divididos em castas. O hedonismo é uma religião e a cultura se tornou obsoleta”. (ALEXANDER MEIRELES DA SILVA, p. 281).
Partido desse pressuposto, podemos relacionar a sociedade criada por Huxley com asociedade Vitoriana no romance de Virginia, no qual as pessoas para serem aceitas pela sociedade precisavam seguir o padrão adotado daquela época. No romance de Huxley as pessoas eram condicionadas desde o nascimento para fazer o que era pertinente a sua casta, ou seja, eram controlados por um sistema que aliava o controle genético (predestinação) a condicionamento mental, que os tornavam dominadospelo sistema para alcançar harmonia e equilíbrio na sociedade.
“O Diretor virou-se vivamente para ele. - Não vê, pois? Não vê? - Ergueu a mão; tomou uma atitude solene. - O Processo Bokanovsky é um dos principais instrumentos da estabilidade social. Um dos principais instrumentos da estabilidade social. Homens e mulheres padronizados, em grupos uniformes.” (HUXLEY, p. 11).
No decorrer da obraobservamos que as pessoas que não seguem as “regras” impostas pela sociedade eram levadas a uma punição em público.
“A segurança e a estabilidade da Sociedade estão em perigo. Sim, minhas senhoras e meus senhores, em perigo. Este homem - e apontou para Bernard seu dedo acusador – este homem que aqui está diante de todos, este Alfa-Mais a quem tantas coisas foram dadas, e de quem, portanto, muito sedeveria esperar, este colega dos senhores (ou devo antecipar e dizer ex-colega?) traiu grosseiramente a confiança de que era depositário. Por suas idéias heréticas sobre o esporte e o soma, pela escandalosa irregularidade de sua vida sexual pela sua recusa em obedecer aos ensinamentos de Nosso Ford e em comportar-se fora das horas de trabalho "como um bebê no bocal"”. (HUXLEY, p. 86).
Já nasociedade vitoriana, as pessoas viviam sobre um rígido código de conduta adotado pela Rainha Vitória.
“Os jogos, as bebidas e por vezes o fumo se tornaram impróprios para cavalheiro. Esse era o preço para ser aceito nos círculos sociais como um homem respeitado... Quanto à mulher, o que se esperava dela era que agisse como um ser frágil, prudente e fútil...”. (ALEXANDER MEIRELES DE SOUZA, P. 225).Dessa forma, podemos relacionar o personagem de Peter como exemplo da sociedade vitoriana no romance de Virginia, no qual sofria pelas incertezas ocasionadas pelo impacto da guerra, levando-o a abrir mão do seu amor por Clarissa.
“Eu vou, disse Peter, mas ele sentou-se por um momento. O que é este terror? O que é esse êxtase? Ele pensou. O que é que me enche de entusiasmo extraordinário? É...
tracking img