Compositos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1.Tema 4
2.Objetivo 4
3.Justificativa 4
4.Problema 4
5.Hipótese 4
6.Metodologia 4
7.Embasamento teórico 5
7.1.Introdução 5
7.2.Interesse 6
8.Bibliografia 8
9.Cronograma 9

1. Tema
Materiais Compósitos.

2. Objetivo
Analisar e apresentar as vantagens dos materiais compositos em relação aos materiais metais, polímeros e cerâmicos; e o interesse da indústrianesse tipo de material.

3. Justificativa
É importante o conhecimento desse material, pois ele é o futuro da engenharia em geral, pois com o estudo desenvolvido e aplicação do material compósito a engenharia ganha em desempenho e baixo custo.

4. Problema
A grande utilização desse material na indústria aeronáutica, automobilística, aeroespacial, bioengenharia, construção civil,petróleo, química e também são importantes na área de saneamento básico.

5. Hipótese
Os materiais compositos estão substituindo os metais, polímeros e cerâmicos e se tornando mais comuns no dia-a-dia. O interesse em estudar os materiais compositos está na leveza e facilidade de transporte, resistência química, resistência às intempéries, flexibilidade arquitetônica, durabilidade, fácil manutenção,resistência mecânica, custo baixo e são feitos sob medida. Tudo isso comprova que os materiais compositos são de excelente qualidade e resistência.

6. Metodologia
A pesquisa é bibliográfica, puramente descritiva e feita a partir de um Curso de Projeto Estrutural Com Materiais Compósitos da Universidade Federal de Santa Catarina, do Departamento de Engenharia Mecânica, sobre autoria doProfessor José Carlos Pereira no ano de 2003; e Introdução à Compósitos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, do Departamento de Engenharia Mecânica, de autoria de Andreza Menezes Lima, João Victor Ferreira Carvalho, Thiago Liberato Girão e sob a orientação da Professora Valéria no ano de 2008. Ambos utilizados como suporte teórico para a realização deste projeto de pesquisa.

7. Embasamentoteórico
8.1. Introdução
Muitas tecnologias precisam de materiais com combinações não usuais de propriedades que podem ser encontradas em ligas metálicas convencionais, cerâmicas, e materiais poliméricos. Essas combinações são utilizadas especialmente em aplicações aeroespaciais, submarinas e de transporte. Os engenheiros aeroespaciais, por exemplo, estão estudando e desenvolvendo cada vezmais materiais estruturais que sejam pouco densos, fortes, firmes, resistentes a impactos e abrasão, e não tão facilmente corroídos; uma ótima combinação de características.
Varias combinações de propriedades de materiais e suas aplicações foram (e estão sendo) estão cada vez mais se tornando realidade com o desenvolvimento em pesquisas de materiais compósitos.
Compósito é um materialheterogêneo composto por dois ou mais constituintes diferentes, classificados por fibras, contínuas ou não, de um material resistente (reforço, que é descontínuo, ou seja, envolvido pela matriz) e matriz ( material de preenchimento, de resistência mecânica inferior à da fibra). O objetivo do desenvolvimento desse material é combinar distintos materiais para produzir um único produto com performancesuperior à de seus componentes formadores.

* Reforços:
Tem dois tipos diferentes de reforços:
Reforço Contínuo: Constituinte que se estende de forma continua, através de todo o compósito, segundo pelo menos uma direção.
Reforço Descontínuo: Constituinte não percolante de um compósito, assumindo a forma de um conjunto de elementos discretos embebidos na matriz.

* Fibras:
É o elemento queconfere ao compósito suas características mecânicas (rigidez; resistência à ruptura). As fibras podem ser curtas de alguns centímetros que são injetadas no momento da moldagem da peça, ou longas e que são cortadas após a fabricação da peça. As fibras podem ser definidas como sendo unidirecionais, quando orientadas segundo uma mesma direção; bidimensionais, com as fibras orientadas segundo...
tracking img