Classe c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL

ADRIANA DA SILVA REIS

o acesso da classe c aos bens de consumo.

Capanema/PA
2012

O ACESSO DA CLASSE C AOS BENS DE CONSUMO

Trabalho apresentado às disciplinas de Sociologia, Filosofia, Fundamentos Hist. Teor. e Met. do Serviço Social II e Psicologia Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Professores: Sérgio Goes, Márcia Bastos,Adarly e Lisnéia.

Capanema/PA
2012

* 1 INTRODUÇÃO
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida, a sua população parte paulatinamente das classes mais baixas (E e D) para as classes medias (C), que por sua vez, representam hoje um percentual maior que 50%.
Essa ascensão das classes gerou um avanço significante para o setor econômico do País. Pois, com o crescimento do consumohouve aumento na produção industrial, e com isso desenvolveu-se um intercambio econômico. Apesar disso, o Brasil ainda apresenta uma grande desigualdade socioeconômica, onde parcela de sua população não tem acesso aos bens de consumo. E, a outra parte desencadeou um problema social conhecido como consumismo exacerbado.
A ajuda dada pelas áreas psicossociais para a percepção este momento econômico éfundamental, pois elas estudam o comportamento da sociedade e suas necessidades de se auto incluírem no mundo globalizado. Assim como assegura as idéias de Karl Marx, que será destacado posteriormente.
Compreende-se que a partir daí é que a classe c passa a usufruir de seus direitos na sociedade. Visto que, ate então, era inibida de informação e elevação pelo sistema vigente, sendo difícil oacesso ao mercado financeiro, à educação entre outros motes de direitos natos.

* 2 DESENVOLVIMENTO
A economia brasileira está tornando-se cada vez mais forte, isso porque o País vive o melhor momento econômico de sua história. Passa por um grande desenvolvimento industrial, cientifico e tecnológico, permitindo que o Brasil seja considerado um dos maiores produtores e exportadores dos mais diversosprodutos do mundo.
E, este desenvolvimento conseguiu observar um crescimento rápido na economia combinada com um avanço social, onde a população mais pobre do país migra para a classe C. Esse processo é considerado recíproco entre a economia e a população, pois mais investimentos são feitos pelo governo, e pelos empresários do país, para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda,oferecendo-lhes mais oportunidades de empregos e acesso a educação; terão mais consumidores, e conseguintemente a essa demanda, mais produção de bens de consumo e maior a economia do país.
Houve uma expansão do mercado para a população de baixa renda e seus hábitos de consumos trouxeram novos desafios para as empresas, que por sua vez tem a missão de inovar cada vez mais na produção de seusprodutos de acordo com a necessidade da tal classe social proporcionando a mesma melhor acessibilidade. Com isso, a população pertencente a essa classe está consumindo cada vez mais produtos de informática, por exemplo, celulares, computadores, entre outros.
Alguns fatores responsáveis por esse avanço são: o aumento de salários, de postos de trabalhos e o oferecimento de crédito, fator este que vem setornando muito comum através da ampla oferta de cartão de crédito que proporciona um aumento na capacidade de compra do consumidor, pois através do mesmo pode pagar suas dívidas parceladas de acordo com suas economias, o que levam muitas pessoas a terem um consumo descontrolado. Como afirma a seguinte citação:

Num cenário econômico brasileiro, a classe C consome mais e com mais qualidade e o abismosocial tem ficado menor. A visão de “rico cada vez mais rico e pobre cada vez mais pobre” não é mais inquestionável e pela primeira vez na história da renda da classe C aumenta mais que das classes A e B. Graças ao crédito, o consumidor das classes “menos favorecidas” mostra que tem grande potencial. (FLAUZINO,2008)

Nesse trecho percebe-se a real situação do desenvolvimento da economia...
tracking img