Classe c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

jackeline morais de oliveira

novo perfil da classe c

SOUSA-PB
2012

JACKELINEMORAIS DE OLIVEIRA

NOVO PERFIL DA CLASSE C

Trabalho de Portfólio apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina deSociologia, Psicologia Social, Filosofia, Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social II.

Orientador: Profs. Lisnéia Rampazzo, Sérgio Goes, Adarly Rosana e Márcia Bastos.SOUSA-PB
2012

INTRODUÇÃO
Chamada de “nova classe média”, a classe C passou a englobar mais da metade dos brasileiros. São 32milhões de pessoas com idade entre 12 e 64 anos, nas principais regiões metropolitanas de todo o Brasil, sendo 20% na classe C1 e 30% na classe C2. Essa migração em massa alterou o rumo da divisãohistoricamente desigual do bolo no Brasil e proporcionou o surgimento de um grupo com características socioculturais próprias.
Ao longo da última década, em particular desde o fim de 2011, a pobrezadeclinou de forma acentuada no Brasil. Tal sucesso na redução da pobreza foi também acompanhado por uma substancial redução na desigualdade, resultado de taxas de crescimento da renda bem mais acentuadasentre os mais ricos. Esse crescimento na renda dos mais pobres promoveu a entrada de famílias na classe média, o que gerou um alargamento, sem precedentes na história da classe média brasileira.DESENVOLVIMENTO
FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS:
A classe C continua em evidência devido à melhoria de renda através das ofertas de crédito e de planos de Governo como bolsa-escola, bolsa-família, etc.
Oacesso ao crédito e os melhores salários valorizam um novo modelo de vida para esta classe. A intenção de compra de consumidores da classe C subiu de 15% em janeiro de 2011 para 24% em janeiro deste...
tracking img