Cladograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Apresentação
* Mapa da oficina
* Quem?
* Onde?
* Por quê?
* Sobre esta oficina

Agrupamentos taxonômicos
Introdução
As modificações ocorridas em uma espécie ancestral podem ser compartilhadas pelos seus descendentes. Organismos diferentes podem compartilhar tanto o estado plesiomórfico de um caracter, simplesiomorfia, quanto o estado apomórfico, sinapomorfia. Estadosapomórficos semelhantes podem surgir independentemente em animais distintos sendo denominados homoplasias (convergência, paralelismo e reversão).
As espécies podem modificar-se ao longo do tempo sem que para tal tenham de sofrer especiação. Desta forma, indivíduos da mesma espécie que viveram em épocas distintas podem ser diferentes. Por outro lado, espécies diferentes podem ser muito semelhantesentre si, dificultando a compreensão acerca da diversidade. Essas espécies são denominadas espécies crípticas.
Agora você verá quais e como podem ser as diferentes relações de agrupamento entre diferentes organismos.
Objetivos
* Definir táxon ou agrupamentos taxonômicos.
* Conhecer os diferentes tipos de agrupamentos taxonômicos.
Até 1960 os métodos de ordenação dos organismos erambaseados em critérios simples de graus de semelhança e de diferença entre eles, isto é, os organismos eram reunidos em função desses critérios, gerando agrupamentos (grupos e subgrupos) com maior ou menor grau de semelhança geral. A ordenação da diversidade dos organismos através da utilização desses critérios gerou, muitas vezes, agrupamentos (classificações) taxonômicos inconsistentes (artificiais).Para a escola sistemática tradicional a ordenação dos organismos é uma atividade apenas catalogatória que separa ou agrupa coisas considerando suas semelhanças ou diferenças. A Escola Fenética também utiliza critérios de similaridade, embora utilize o maior número possível de semelhanças observáveis para agrupar os organismos. A Escola Evolutiva organiza o conhecimento sobre a diversidadebiológica através da história evolutiva dos grupos de organismos.
As taxonomias tradicional e evolutiva estabelecem intuitivamente o relacionamento entre grupos de organismos, baseando-se em critérios muito subjetivos. A escola cladista ordena a diversidade biológica a partir do relacionamento genealógico entre grupos naturais, isto é, com base nas relações de parentesco (filogenéticas) entre gruposformados por organismos que possuem um mesmo ancestral comum exclusivo.
Táxon
Taxons podem ser naturais (no sentido de que existe relação natural entre seus elementos como as relações filogenéticas) ou artificiais (apresentam relação abstrata). Os taxons podem ser nomeados ou não (veja o material de apoio "Classificação Zoológica e Taxonômica",Parte I e Parte II.
Como você percebeu, aqui estamostratando de grupos de organismos e não mais de seus caracteres isoladamente. Qualquer agrupamento de organismos biológicos cuja definição seja algum tipo de semelhança compartilhada é denominado táxon. As semelhanças que unem os elementos de um táxon podem corresponder a sinapomorfias, simplesiomorfias ou homoplasias.
As semelhanças que unem os elementos de um táxon podem corresponder asinapomorfias, simplesiomorfias ou homoplasias.
Como resultado da definição de relacionamento biológico, Willi Hennig identificou três tipos de agrupamentos taxonômicos (Figura 5.1): monofilético, parafilético e polifilético. A compreensão de cada um desses tipos é fundamental para a classificação taxonômica.

Figura 5.1: Cladograma demonstrando o relacionamento filogenético entre uma estrela-do-mar, umtubarão, uma sardinha e uma lagartixa.
Grupo monofilético
Quando se diz que duas espécies têm uma espécie ancestral comum e exclusiva, está afirmando-se que existiu uma espécie ancestral que se dividiu e gerou essas duas espécies filhas e somente elas.
Para que sejam erigidos agrupamentos taxonômicos naturais (monofiléticos), o princípio da ancestralidade comum e exclusiva deve ser aplicado a...
tracking img