Cirrose hepatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cirrosse hepáticas

As cirroses hepaticas são afecções crônicas do figado, caracterizadas pelo aumento do tecido fibroso desse orgão. Muitos progressos se fizeram nos ultims anos de estudoas dascausas, lesões e tratamento destas afecções.
Há uma variedade muito grande de cirrosse. Os três tipos mais importantes, são:a cirrose atrofica de laennec9cirrose portal ou alcoolica), a cirrosehipertrofica de hanot(cirrose biliar), e a cirrose sifilitica.

CIRROSE ATRÓFICA DE LAENNEC
Causas:É mais frequente que apareçam os sintomas de cirrose hepatica entre os 35 e 65 anos. Vê-se com duplafrequencia no homam do que na mulher.
Comprovou-se que no ociente, de 50 a 85% dos casos se produzem em alcoolatras. É o alçcool a causa direta da cirrose hepatica? Sabe-se que o alcool é toxico paraa celula hepatica, mas devem somar-se outros fatores como ser a alimentação imcompleta e defeituosa frequente nos alcoolatras . Não foi ainda elucidada se aisso se junta tambem um processoinfeccioso cronico. Outras intoxicações cronicas(chumbo, arsênio, toxinas microbianas, mostardas, etc) favorecem a aparição destas enfermidades.
Em certos países do oiente parecem favorecer a cirrose aalimentação defeituosa e certos parasitas, a malaria, a disenteria, a esquistossomose, aos parasitos intestinais eo uso de condimentos.

LESÕES:No figado observa-se:tamanho menor que o normaledeformatação do orgão. A capsula é espassada. A superficie é inrreular, apresentando-se Saliências do tamanho de uma ervilha. O corte revela que o figado esta descorado e veem-se areas amareladasestranguladas por tecido fibroso. Ao microscopio obsrva-se degeneração das celulas hapaticas e invasão por tecido fibroso. A veia porta e suas ramificações intra-hepaticas principais estão espasadas eescloresadas.
Observa-se que tods as partes do organismo em que se estabelece comunicações entre o sistema venoso portal e os da veia cava s superior e inferior, há dilatação pronunciada dos vasos...
tracking img