Cirrose hepatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cirrose hepática e problemas no fígado
O que é cirrose hepática
Na cirrose hepática o tecido fibroso substitui o normal e saudável do fígado, bloqueando o fluxo sanguíneo através do órgão e o impedindo de trabalhar apropriadamente. A cirrose hepática é a décima-segunda causa de morte por doenças nos Estados Unidos, matando em torno de 26 mil pessoas por ano. Os custos da cirrose são altos emtermos de sofrimento humano, despesas hospitalares e perda de Importância do fígado
O fígado, maior órgão do corpo, é essencial para manter o organismo funcionando apropriadamente. Ele remove ou neutraliza venenos do sangue, produz agentes imunológicos para controlar infecções, e remove germes e bactérias no sangue. O fígado fabrica proteínas que regulam a coagulação sanguínea, e produz bile paraajudar a absorver gorduras e vitaminas liposolúveis. Não é possível viver sem o rim funcionando.

Causas da cirrose hepática

A cirrose hepática tem várias causas, sendo que as principais são alcoolismo crônico e hepatite C.
Problemas no fígado decorrentes do álcool.
Para muitas pessoas a cirrose hepática é sinônimo de alcoolismo crônico, porém ele é apenas uma das causas. A cirrosehepática devido ao alcoolismo geralmente desenvolve-se depois de mais de uma década de muito consumo de bebidas. A quantidade de álcool que pode lesionar o fígado varia bastante de pessoa para pessoa. Nas mulheres somente três drinks por dia poderiam ocasionar cirrose, já em homens esse número costuma ser de três a quatro drinks. O álcool parece causar problemas no fígado ao bloquear o metabolismo normalde proteínas, gorduras e carboidratos.

Hepatite C crônica.
O vírus da hepatite C é, juntamente com o álcool, a maior causa de problemas crônicos no fígado e cirrose hepática no ocidente. A infecção pelo vírus causa inflamação e danos ao fígado, que ao longo de décadas pode ocasionar em cirrose hepática.
Hepatite B e D cônica.
O vírus da hepatite B é provavelmente a maior causa de cirrosehepática no mundo, porém é menos comum no ocidente. A hepatite B, assim como a C, causa inflamação no fígado e lesão ao longo de várias década que podem ocasionar a cirrose hepática. Hepatite D é outro vírus que infecta o fígado, porém somente em pessoas que já tiveram hepatite B.

Hepatite auto-imune.
Essa doença parece ser causada pelo ataque do sistema imunológico ao fígado e resulta eminflamação, danos e eventualmente fibrose e cirrose.
Doenças hereditárias.
Algumas doenças hereditárias podem interferir na forma pela qual o fígado produz, processa e armazena enzimas, proteínas, metais e outras substância que o organismo precisa para funcionar apropriadamente.
Esteatohepatite não alcoólica.
Na esteatohepatite não alcoólica gordura acumula-se no fígado e eventualmente causacirrose. Esse tipo de hepatite parece estar associada com diabetes, falta de proteínas, obesidade, doença na artéria coronária, e tratamento com medicamentos corticosteróides.

Dutos biliares bloqueados.
Quando os dutos biliares que levam a bile para fora do fígado são bloqueados, ela retorna e danifica o tecido do fígado.

Medicamentos, toxinas e infecções.
Reações severas a medicamentos,exposição prolongada a toxinas do ambiente, infecção parasítica esquistossomíase, e ataques repetidos de insuficiência cardíaca e congestão do fígado também podem ocasionar cirrose.
Sintomas da cirrose hepática

Muitas pessoas com cirrose não apresentam nenhum sintoma nos estágios iniciais. Entretanto, à medida que o tecido fibroso substitui as células saudáveis, as funções do fígado começam afalhar e a pessoa experimenta os seguintes sintomas:
* Exaustão.
* Fadiga.
* Perda de apetite.
* Náusea.
* Fraqueza.
* Perda de peso.
* Dor abdominal.
* Vasos sanguíneos em forma de aranha que se desenvolvem na pele.

À medida que a doença progride complicações podem aparecer, mas os sintomas descritos acima devem ser os primeiros sinais.

Complicações da cirrose hepática

A perda...
tracking img