Circulo de morh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecânica dos Solos II
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

Mecânica dos Solos II

2012


Círculo de Mohr

Introduzido por Otto Mohrem 1882, Círculo de Mohr ilustra o stress e tensões principais transformações através de um formato gráfico.
As duas tensões principais são mostradas em vermelho, e a tensão máxima de cisalhamento écor de laranja. Lembre-se que o stress normal igual a tensões principais quando o elemento esforço está alinhado com as direções principais, e a tensão de cisalhamento é igual à tensão máxima decisalhamento, quando o elemento esforço é girado 45 ° afastado das direções principais.
Como o elemento esforço é girado longe do principal (ou cisalhamento máximo) as direções, os componentes de tensãonormal e de cisalhamento será sempre mentira no Círculo de Mohr.O Círculo de Mohr foi à principal ferramenta utilizada para visualizar as relações entre tensões normais e de cisalhamento, e para estimaras tensões máximas, antes de calculadoras de mão se tornaram populares. Ainda hoje, Círculo de Mohr ainda é amplamente utilizado por engenheiros em todo o mundo.

Construção do círculo de Mohr parao estado plano de tensões
Regras Práticas, conceito de polo e determinação de cálculo de tensões em um planogenérico.Seja o seguinte estado plano de tensãoEstado de tensão

Para traçar o círculo de Mohr, via regra prática, considera-se os seguintes itens:
-Estabelecer um sistema de coordenadas do tipo:σ- eixo horizontal
τ- eixo vertical sem circulação

Colocar no sistema de eixo σ,τ os pontos Tx e Ty cujas coordenadas são os valores (σx,τ), (σy,τ) da seguinte maneira

a)Percorrendo-se o elemento no sentido de τ encontraremos o primeiro par (σx,τxy) emarca-se a abcissa de σxde acordo com o seu sinal (σ> 0→tração,σ< 0→compressão). Aordenada τxy deve ser alocada para...
tracking img