Concreto extrusado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos deagregados, formando um bloco monolítico.
Existem diversos tipos de concreto, nesse trabalho iremos falar sobe o Concreto Extrusado.

CONCRETO EXTRUSADO

Concreto extrusado é aquele que é aplicado paraa construção de guias e sarjetas.
Basicamente elas são construídas por um destes métodos:
1- Com peças pré-moldadas, que são alinhadas e assentadas no local;
2- Apenas com as guias pré-moldadas eas sarjetas sendo concretadas na obra;
3- Através de uma máquina extrusora, que recebe o concreto diretamente do caminhão betoneira e segue ao lado deste, enquanto molda o conjunto.
O concretoutilizado na máquina extrusora deve ser elaborado com brita zero (pedrisco) e ter uma consistência (slump) de aproximadamente 20 mm para atender às necessidades do equipamento.
O consumo de cimento desteconcreto varia entre 200 e 300 kgs/m³.
O rendimento do equipamento depende do perfil da peça, mas chega a atingir vinte metros lineares de guia/sarjeta com um metro cúbico de concreto.
O concretoque passa pela máquina extrusora é também conhecido como “concreto extrusado”, “concreto farofa” ou “concreto maquininha”.
Característica:
* Possuem baixo slump (10+/-10mm), normalmente utiliza-sepedrisco no traço de concreto, não trabalhável em uso corrente (normal).
* Este tipo de concreto deverá ser fornecido por consumo de cimento, pois a resistência final dependerá das condições deextrusão e compacidade do equipamento a qual o concreto será submetido (grau de adensamento).

UTILIZAÇÃO
* Tem sua utilização em laminados por equipamento de extrusão, que mantém o concretoconfinado ou colocado em fôrmas sobre mesas vibratórias.
* Normalmente onde se utiliza este tipo de concreto são guias e sarjetas, painéis e lajes laminadas, telhas laminadas, defensas e em raras...
tracking img